Acessibilidade / Reportar erro

Efeito da redução de peso sobre as enzimas antioxidantes e associação destas com a ingestão de vitaminas A, C e E

Objetivo

Nosso objetivo foi avaliar os efeitos da perda de peso sobre as enzimas antioxidantes de eritrócitos, e a relação destas com a ingestão das vitaminas A, E e C.

Sujeitos e métodos

Foram coletadas informações gerais e medidas antropométricas, registro alimentar de três dias e amostras de sangue em jejum de 30 mulheres obesas no início do estudo e depois de três meses da intervenção. A perda de peso determinada antes da intervenção foi de 10% do peso.

Resultados

As atividades da glutationa redutase e da catalase mostraram aumento significativo (P < 0,01) depois da perda de peso, mas não houve mudanças significativas nas atividades da superóxido dismutase e da glutationa peroxidase. Foi observada uma correlação linear positiva entre a ingestão diária de vitamina C e a enzima superóxido dismutase após a intervenção (P = 0,004, r = 0,507). Houve uma correlação linear negativa entre a ingestão de vitamina E e a atividade da glutationa peroxidase antes da intervenção (P = 0,005, r = -0,5). Foi observada uma correlação negativa entre a ingestão diária de vitamina A e a enzima glutationa redutase antes e depois da intervenção (r = -0,385, r = -0,397, P < 0,05), respectivamente. Não foram observadas correlações significativas entre as vitaminas A, C, E e os níveis e a atividade da catalase.

Conclusões

Uma redução de 10% no peso pode ter um papel significativo no aumento da atividade das enzimas antioxidantes, especialmente na glutationa redutase e catalase em mulheres obesas. Entretanto, é importante levar em consideração uma ingestão equilibrada de certos nutrientes ao se recomendar uma dieta com níveis de energia restritos.

Obesidade; enzimas antioxidantes; redução de peso


Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Rua Botucatu, 572 - conjunto 83, 04023-062 São Paulo, SP, Tel./Fax: (011) 5575-0311 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abem-editoria@endocrino.org.br