Acessibilidade / Reportar erro

O valor da amplitude de distribuição de eritrócitos no hipotireoidismo subclínico

Objetivo

: Avaliamos a relação entre o hipotireoidismo subclínico e os níveis de distribuição do tamanho dos eritrócitos (RWD) em uma população saudável.

Pacientes e métodos

: Foram revisadas as fichas médicas de 23.343 sujeitos saudáveis consecutivos. Os sujeitos foram classificados em quatro grupos de nível de hormônio tireoestimulante (TSH) para se determinar a correlação entre o TSH e outras variáveis, em detalhe (0,3 a < 2,5 mU/L; 2,5 a < 5 mU/L; 5 a < 7,5 mU/L; e ≥ 7,5 mU/L).

Resultados

: Na análise de regressão linear múltipla, a distribuição do tamanho dos eritrócitos (RWD) foi associada aos níveis de TSH, e a taxa estimada de filtração glomerular (e-GFR) foi inversamente associada aos níveis de TSH, respectivamente (coeficiente betapadronizado = 0,102; -0,019; p < 0,001; p < 0,001). Depois do ajuste para idade e sexo, nos quatro grupos, os níveis de TSH se correlacionaram significativamente com os níveis de RDW, e-GFR e tiroxina livre (fT4) em todos os grupos. Além disso, no quarto grupo, os níveis de RDW estiveram mais fortemente associados aos níveis de TSH do que nos outros grupos (p = 0,006).

Conclusões

: Os níveis de RDW estão correlacionados com o estado eutiroide e com o hipotireoidismo subclínico. Notavelmente, a RDW é mais correlacionada com o hipotireoidismo subclínico do que com o estado eutiroide. Este estudo apresenta uma relação entre os níveis de RDW e a função tiroidiana por meio da concentração de TSH em um grande número de indivíduos saudáveis.

Amplitude de distribuição do tamanho dos eritrócitos; hipotireoidismo subclínico; hormônio tireoestimulante


Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Rua Botucatu, 572 - conjunto 83, 04023-062 São Paulo, SP, Tel./Fax: (011) 5575-0311 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abem-editoria@endocrino.org.br