Acessibilidade / Reportar erro

Disposição dos consumidores do Distrito Federal em adquirir carne bovina com certificação de origem

Este trabalho objetivou identificar os atributos que influenciam a tomada de decisão para a compra de carne bovina, além do conhecimento e atitude dos consumidores em adquirir carne com certificação de origem, assim como os principais benefícios e dificuldades para a comercialização desse produto. Foram entrevistados 197 consumidores e nove gerentes de supermercados no Distrito Federal, em maio de 2011. Foi realizada a descrição das variáveis e aplicados o teste do qui-quadrado e o Exacto de Fischer, utilizando o pacote estatístico SPSS 17.0. A aparência visual da carne é o atributo que mais influencia a decisão de compra dos consumidores. A maioria dos entrevistados está disposta a pagar mais pela carne com certificação de origem. Esta pesquisa sugere que a escolaridade é o fator que mais influencia a disposição para compra de carne com certificação de origem. Os gerentes de supermercados salientam a fidelização de clientes mais exigentes como o maior benefício, e a falta de divulgação da rastreabilidade bovina para a população como a principal dificuldade para a comercialização.

atributos da carne; certificação de origem; rastreabilidade


Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária Caixa Postal 567, 30123-970 Belo Horizonte MG - Brazil, Tel.: (55 31) 3409-2041, Tel.: (55 31) 3409-2042 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: abmvz.artigo@gmail.com