Acessibilidade / Reportar erro

Comparação nas alterações da espessura da camada de fibras nervosas retinianas após cirurgia de buraco macular

RESUMO

Objetivo:

Comparar as alterações pós-operatórias na espessura da camada de fibras nervosas da retina em pacientes com buracos maculares submetidos à vitrectomia via pars-plana associada à remoção de membrana limitante interna.

Métodos:

Foram estudados 22 olhos de 20 pacientes consecutivos diagnosticados com buraco macular. Todos os pacientes foram submetidos à vitrectomia via pars-plana e remoção de membrana limitante interna corada com azul brilhante. A espessura da camada de fibras nervosas da retina em região peripapilar foi determinada por tomografia de coerência óptica de domínio espectral antes e 2 meses após a cirurgia. As espessuras totais e espessuras setoriais da camada de fibras nervosas da retina foram obtidas para cada paciente.

Resultados:

Os resultados mostram que não existe diferença estatisticamente significativa (p≥0,05) entre as medidas pré e pós-operatórias em relação a cada uma das variáveis.

Conclusão:

Este estudo não demonstrou diminuição significativa nas medidas da espessura da camada de fibras nervosas retinianas após a cirurgia de buraco macular, independente da faixa etária ou sexo.

Descritores:
Fibras nervosas; Perfurações retinianas/cirurgia, Espessura da camada de fibras nervosas da retina, Buraco macular

Conselho Brasileiro de Oftalmologia Rua Casa do Ator, 1117 - cj.21, 04546-004 São Paulo SP Brazil, Tel: 55 11 - 3266-4000, Fax: 55 11- 3171-0953 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abo@cbo.com.br