Acessibilidade / Reportar erro

Estudo de custo-efetividade de tratamentos para a degeneração macular relacionada à idade: uma perspectiva brasileira

RESUMO

Objetivo:

Estudar o custo-efetividade do ranibizumabe e bevacizumabe no tratamento da degeneração macular relacionada à idade neovascular.

Métodos:

Utilizamos um modelo de árvore de decisão para analisar a relação custo-efetividade do ranibizumabe e bevacizumabe no tratamento da degeneração macular relacionada à idade, sob a perspectiva do Sistema Único de Saúde. O ranibizumabe e bevacizumabe foram administrados a pacientes com o mesmo procedimento de tratamento, e a diferença nos custos do tratamernto foi calculada com base no custo dos medicamentos. Os custos diretos foram estimados utilizando as informações fornecidas pelo SUS. A efetividade foi determinada em anos de vida ajustados pela qualidade (QALY) baseados em valores de utilidade em deficiênciavisual. A razãoincremental custo-efetividadefoicalculada comparando os dois tratamentos. O horizonte analítico foi de um ano.

Resultados:

A análise da árvore de decisão mostrou que a diferença na efetividade do tratamento foi de 0,01 QALY. A razão incremental de custo-efetividade mostrou que o tratamento com ranibizumabe exigiu um custo anual incremental de R$ 2 milhões para gerar um QALY adicional, em comparação ao bevacizumabe.

Conclusões:

Do ponto de vista do SUS, o bevacizumabe é mais custo-efetivo que o ranibizumabe no tratamento da degeneração macular relacionada à idade neovascular. O seu uso poderia gerar uma grande economia anual para o orçamento em saúde.

Descritores:
Retina; Degeneração macular; Análise de custo-efetividade; Ranibizumabe; Bevacizumabe

Conselho Brasileiro de Oftalmologia Rua Casa do Ator, 1117 - cj.21, 04546-004 São Paulo SP Brazil, Tel: 55 11 - 3266-4000, Fax: 55 11- 3171-0953 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abo@cbo.com.br