Acessibilidade / Reportar erro

Laser diodo vermelho com oftalmoscopia indireta no tratamento da retinopatia diabética proliferativa

Infrared diode laser with indirect ophthalmoscopy on proliferative diabetic retinopathy

RESUMO

Objetivo:

Analisar a técnica, indicações e resultados da fotocoagulação com laser diodo vermelho com oftalmoscopia indireta em portadores de Retinopatia Diabética Proliferativa.

Pacientes e Métodos:

Estudo prospectivo da fotocoagulação com laser diodo vermelho (810 nm) indireto em 28 olhos de 21 pacientes com RDP com ou sem limitações técnicas para o tratamento à lâmpada de fenda.

Resultados:

Treze olhos (46%) completaram o tratamento e apresentaram estabilidade, com melhora da proliferação. Quinze olhos (54%) tiveram seu tratamento interrompido por intercorrências como evolução de catarata, hemorragia vítrea clinicamente significativa, alterações sistêmicas (como hipertensão arterial não controlada e cardiopatia que limitavam o uso do bloqueio anestésico) e alguns por dor intolerável, mesmo após bloqueio peribulbar.

Conclusão:

A técnica de laser diodo com oftalmoscopia indireta tem papel importante no tratamento da retinopatia diabética quando a panfotocoagulação deve ser realizada na periferia retiniana em olhos que possuem opacidades de meios. O laser diodo vermelho foi eficaz nos pacientes que completaram o tratamento.

Palavras-chave:
Fotocoagulação; Laser diodo; Oftalmoscopia indireta; Retinopatia diabética

Conselho Brasileiro de Oftalmologia Rua Casa do Ator, 1117 - cj.21, 04546-004 São Paulo SP Brazil, Tel: 55 11 - 3266-4000, Fax: 55 11- 3171-0953 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abo@cbo.com.br