Acessibilidade / Reportar erro

Transplante antólogo de conjuntiva no tratamento da ceratoconjuntivite límbica superior+ + Trabalho realizado no Setor de Córnea do Departamento de Oftalmologia do Hospital de Clinicas de Porto Alegre (UFRGS) e no Setor de Córnea do Departamento de Oftalmologia da Escola Paulista de Medicina.

Autologus conjunctival transplantation in superior limbic keratoconjunctivitis

RESUMO

Várias são as opções terapêuticas descritas para a Ceratoconjuntivite Límbica Superior (CLS) como a aplicação tópica de Nitrato de Prata, crioterapia, termocoagulação ou mesmo o recuo ou ressecção da conjuntiva. Em um determinado grupo de pacientes nenhum destes tratamentos consegue uma cura permanente e os procedimentos cirúrgicos que deixam a esclera descoberta podem causar complicações especialmente nos pacientes com olho seco. Apresentamos um procedimento cirúrgico alternativo, o transplante autólogo de conjuntiva bulhar superior, o qual realizamos em 4 olhos de 2 pacientes. Após um período de seguimento de 12 meses, os pacientes permanecem assintomáticos, o aspecto biomicroscópico do enxerto é normal e não cora com rosa bengala ou fluoresceína. Acreditamos ser esta uma técnica cirúrgica segura, eficaz e duradoura para os casos de CLS refratários ao tratamento clínico, principalmente se associados à ceratoconjuntivite seca.

Palavras-chave:
Ceratoconjuntivite Límbica Superior; Transplante de Conjuntiva; Olho Seco

Conselho Brasileiro de Oftalmologia Rua Casa do Ator, 1117 - cj.21, 04546-004 São Paulo SP Brazil, Tel: 55 11 - 3266-4000, Fax: 55 11- 3171-0953 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abo@cbo.com.br