Acessibilidade / Reportar erro

Resultados clínicos da combinação de ceratoplastia penetrante e cirurgia vitreorretiniana

RESUMO

Objetivo:

Avaliar as taxas de sucesso anatômico e funcional da ceratoplastia penetrante associada à cirurgia vitreorretiniana assistida por ceratoprótese temporária.

Métodos:

Foram incluídos neste estudo retrospectivo 15 olhos de 14 pacientes. Registraram-se as características demográficas, as patologias pré-operatórias dos segmentos anteriores e posteriores, as complicações perioperatórias, a condição pós-operatória do implante e a fixação e as complicações da retina. Foram avaliadas as taxas de sucesso anatômico e funcional.

Resultados:

O período médio de acompanhamento foi de 29,8 ± 19,1(6-60) meses. A patologia corneana pós-operatória mais comum foi o abscesso do implante (7 olhos, 46,7%) e o diagnóstico mais comum no segmento posterior foi a endoftalmite (7 olhos, 46,7%). Cinco casos (33,3%) mostraram acuidade visual entre 0,001 e 0,08. Foi diagnosticada endoftalmite pré-operatória em todos os 5 casos com insucesso anatômico.

Conclusão:

A cirurgia vitreorretiniana assistida por ceratoprótese temporária associada à ceratoplastia penetrante é um método eficaz de tratamento de patologias agudas e subagudas concomitantes nos segmentos anterior e posterior. Porém, os resultados podem variar de caso a caso. A endoftalmite pré-operatória é um fator de pior prognóstico de sucesso de longo prazo.

Descritores:
Ceratoplastia penetrante; Cirurgia vitreorretiniana; Vitrectomia; Segmento anterior do olho; Período pré-operatório; Endoftalmite

Conselho Brasileiro de Oftalmologia Rua Casa do Ator, 1117 - cj.21, 04546-004 São Paulo SP Brazil, Tel: 55 11 - 3266-4000, Fax: 55 11- 3171-0953 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abo@cbo.com.br