Acessibilidade / Reportar erro

Retinose pigmentária associada à toxoplasmose ocular

Retinitis pigmentosa associated with ocular toxoplasmosis

RESUMO

Foram estudados seis pacientes no período de julho de 1989 a julho de 1992, cujos achados oftalmológicos foram compatíveis com retinose pigmentária secundária à toxoplasmose ocular.

Os pacientes foram submetidos a exame oftalmológico, incluindo angiofluoresceinografia, eletroretinograma e campimetria visual, além de testes sorológicos, sendo a sorologia positíva para toxoplasmose em todos eles. A oftalmoscopia mostrou lesões de retinocoroidite e do tipo osteoclastos, acompanhadas de esclerose dos vasos e palidez de papila. O eletroretinograma apresentou resposta subnormal, na maioria dos casos, e extinto em um deles. O campo visual revelou-se alterado com retração concêntrica das isópteras.

Assim, os achados oftalmológicos e as respostas dos pacientes aos exames sugerem o diagnóstico de retinose pigmentária associada à toxoplasmose ocular.

Palavras-chave:
Toxoplasmose; Retinocoroidite; Uveíte; Retinose pigmentária

Conselho Brasileiro de Oftalmologia Rua Casa do Ator, 1117 - cj.21, 04546-004 São Paulo SP Brazil, Tel: 55 11 - 3266-4000, Fax: 55 11- 3171-0953 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abo@cbo.com.br