Acessibilidade / Reportar erro

Complicações oculares da corticoterapia sistêmica nos transplantes renais + + Trabalho realizado no serviço de Oftalmologia da Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná.

Ocular side effects of systemic administration of corticosteroids in renal transplant recipients

RESUMO

A elevação da pressão intra-ocular e a opacificação sub-capsular do cristalino, são complicações freqüentes, mas pouco estudadas, da utilização de corticóides por via sistêmica ou tópica ocular:

Os estudos existentes divergem muito em relação à dose de corticóide e ao tempo necessários para o aparecimento destas patologias.

A associação de drogas imunossupressoras com os corticosteróides não é responsável por alterações nos índices de acometimento ocular em comparação com aqueles obtidos com o uso isolado de corticóides.

Foram estudados os olhos de 17 pacientes submetidos a transplante renal, recebendo terapia imunossupressora com Ciclosporina, Azatioprina e Prednisona, por um período que variou entre 3 e 99 meses.

Dois pacientes (11,76%) desenvolveram catarata sub-capsular posterior e um (5,88%) desenvolveu hipertensão ocular.

O aparecimento das alterações oculares foi correlacionada com a duração da terapia e não com a dose da droga administrada. O uso de pulsoterapia não aumentou o índice de complicações.

Palavras-chave:
Corticosteróides; Efeitos colaterais; Catarata; Hipertensão ocular; Transplante renal

Conselho Brasileiro de Oftalmologia Rua Casa do Ator, 1117 - cj.21, 04546-004 São Paulo SP Brazil, Tel: 55 11 - 3266-4000, Fax: 55 11- 3171-0953 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abo@cbo.com.br