Acessibilidade / Reportar erro

Medida da simetria do contorno da pálpebra superior com curvas de Bézier

RESUMO

Objetivo:

O objetivo do presente estudo é mensurar a simetria interocular do contorno da pálpebra superior por meio de um novo método de quantificação de contorno palpebral com curvas de Bézier.

Métodos:

A ferramenta de curva de Bézier do software ImageJ foi utilizada para extrair os contornos palpebrais direito e esquerdo de 75 sujeitos normais. A variabilidade interobservador de 29 contornos palpebrais do olho direito obtidos por dois observadores diferentes foi estimada pelo coeficiente de superposição de duas curvas e pela análise das diferenças das posições do pico do contorno. Análise de variância de dois fatores foi empregada para testar a média do coeficiente de superposição entre os contornos direito e esquerdo quanto ao sexo e segmento palpebral. A mesma análise foi utilizada para comparar a localização do pico do contorno dos olhos direito e esquerdo.

Resultados:

O coeficiente de superposição obtidos por observadores independentes variou ente 93,5% e 98,8% com média de 96,1% ± 1,6 DP. A diferença das médias da localização do pico do contorno palpebral foi de 0,02 mm. A simetria entre os contornos dos olhos direito e esquerdo não diferiu entre o sexo feminino e masculino e esteve na faixa de variabilidade do método para o coeficiente de superposição e localização do pico do contorno.

Conclusões:

O contorno da pálpebra superior é altamente simétrico. As linhas Bézier permitem uma rápida e prática quantificação do contorno palpebral com uma média de variabilidade interobservador de 3,9%.

Descritores:
Pálpebras/anatomia & histologia; Assimetria facial; Curva de Bézier; Valores de referência; Processamento de imagem assistida por computador

Conselho Brasileiro de Oftalmologia Rua Casa do Ator, 1117 - cj.21, 04546-004 São Paulo SP Brazil, Tel: 55 11 - 3266-4000, Fax: 55 11- 3171-0953 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abo@cbo.com.br