Acessibilidade / Reportar erro

Transplante de membrane amniótica após excisão de tumor limbar e conjuntival

RESUMO

Objetivo:

Avaliar os resultados clínicos de pacientes tratados com transplante de membrana amniótica (TMA) após a excisão de tumores conjuntival e limbar.

Métodos:

Foram avaliados 14 olhos de 14 pacientes submetidos a transplante de membrana amniótica após excisão total de tumor e crioterapia perilesional.

Resultados:

Os tumores que foram excisados podem ser classificados como neoplasia intraepitelial conjuntival em 7, nevus conjuntival em 5, melanose adquirida primária e carcinoma espinocelular em 1 caso cada. O limbo foi envolvido em 10 casos e a córnea foi envolvida em 6 casos. A medida média da base do tumor foi de 14,8 mm (6-20, DP 16). O tempo médio de seguimento foi de 17,5 meses (6-60, DP 20). A cicatrização completa ocorreu em 8 olhos e deficiência de células limbares ocorreu em 2 olhos. A recorrência foi diagnosticada em 4 casos e tratada com o mesmo procedimento cirúrgico e médico e, após essa recorrência, a vascularização periférica superficial e a cicatriz corneana desenvolveram-se em 4 casos durante o seguimento.

Conclusões:

O transplante de membrana amniótica é um método eficaz para a reconstrução do defeito do tecido após a excisão de tumores limbares e conjuntivais com a combinação de crioterapia. Na maioria destes casos, a cicatrização completa pode ser conseguida com uma superfície lisa, estável e transparente.

Descritores:
Neoplasias da túnica conjuntiva/cirurgia; Carcinoma de células escamosas; Âmnio/transplante; Crioterapia

Conselho Brasileiro de Oftalmologia Rua Casa do Ator, 1117 - cj.21, 04546-004 São Paulo SP Brazil, Tel: 55 11 - 3266-4000, Fax: 55 11- 3171-0953 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abo@cbo.com.br