Acessibilidade / Reportar erro

Indicações para remoção ocular ao longo de um período de 13 anos no centro de referência oftalmológica em São Paulo, Brazil

RESUMO

Objetivo:

Analisar os tipos e indicações para a remoção dos olhos no maior centro de referência oftalmológica da América Latina em São Paulo, Brasil.

Métodos:

Revisão retrospectiva de laudos cirúrgico patológico em uma base de dados eletrônica do Departamento de Oftalmologia do Hospital da Universidade Federal de São Paulo. Foram analisados pacientes submetidos ao procedimento de remoção oftálmica no período de janeiro de 2000 a dezembro de 2012.

Resultados:

Um total de 412 casos estiveram de acordo com os critérios de inclusão desse estudo. A indicação mais comum para remoção oftálmica foi Melanoma ocular e Retinoblastoma, representando, respectivamente, 35,4% e 31,1% do total de casos. Outras indicações frequentes incluíam Endoftalmite 6,3%, Inflamação inespecífica 4,1%, Carcinoma escamocelular 3,6%, Panoftalmite 3,4% e Phthisis Bulbi 1,2%. O restante das indicações totalizaram 14,8% de todos os casos, sendo que cada um correspondem com menos de 1% do total. Enucleação foi o procedimento de remoção oftálmica mais comum observado em nosso estudo.

Conclusão:

As duas indicações mais frequentes para remoção oftálmica no centro oftalmológico de referência do Brasil foi melanoma e retinoblastoma. Opções terapêuticas alternativas são efetivas para limitar a necessidade da remoção ocular, porém são restritos devido ao contexto socioeconômico de nossa população.

Descritores:
Enucleação ocular; Evisceração do olho; Retinoblastoma; Melanoma; Brasil

Conselho Brasileiro de Oftalmologia Rua Casa do Ator, 1117 - cj.21, 04546-004 São Paulo SP Brazil, Tel: 55 11 - 3266-4000, Fax: 55 11- 3171-0953 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abo@cbo.com.br