Acessibilidade / Reportar erro

Achados oftalmológicos nos pacientes portadores de hepatite C em tratamento com interferon peguilado α-2b e ribavirina

Objetivo:

Identificar possíveis mudanças no exame de fundo de olho após o início do tratamento, bem como alterações na acuidade visual e campo visual.

Métodos:

Estudo observacional prospectivo realizado na Clínica de Hepatologia do Hospital Regional de São José e no Departamento de Vítreo e Retina do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, em pacientes com hepatite C crônica antes e durante o tratamento com interferon peguilado α-2b associado à ribavirina.

Resultados:

Six (37,5%) dos 16 participantes desenvolveram retinopatia durante o tratamento, dois dos quais (12,5%) apresentaram hemorragia retiniana unilateral, e quatro pacientes com exsudatos algodonosos (25%), seis olhos, que regrediu durante o tratamento. Um participante (6,25%) apresentou diminuição transitória da acuidade visual durante o tratamento com recuperação espontaneamente sem tratamento específico.

Conclusão:

O tratamento recomendado para a hepatite C pode estar associado com o desenvolvimento de retinopatia transitória, geralmente sem dano à função visual na maioria dos pacientes. Embora o envolvimento ocular seja raro, o acompanhamento com o médico oftalmologista é recomendado durante todo o uso da medicação.

Agentes antivirais/efeitos adversos; Hepatite C crônica/quimioterapia; Interferon-alfa/efeitos adversos; Doenças retinianas/quimicamente induzido; Ribavirina/efeitos adversos


Conselho Brasileiro de Oftalmologia Rua Casa do Ator, 1117 - cj.21, 04546-004 São Paulo SP Brazil, Tel: 55 11 - 3266-4000, Fax: 55 11- 3171-0953 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abo@cbo.com.br