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Auxílios ópticos e não ópticos na leitura e escrita de pessoas com baixa visão adquirida

Objetivo:

Avaliar o uso de auxílios ópticos e não ópticos na leitura e na escrita de pessoas com baixa visão adquirida.

Métodos:

Realizou-se estudo descritivo, tipo transversal. O instrumento de coleta de dados continha questões estruturadas, desenvolvidas em estudo exploratório e teste prévio e foi aplicado por entrevista, onde foram investigadas as seguintes variáveis: características pessoais, uso de auxílios ópticos e não ópticos, atividades para as quais utiliza auxílios ópticos e não ópticos.

Resultados:

A população foi composta por 30 sujeitos com baixa visão adquirida, com acuidade visual entre 20/200 a 20/400. A maioria dos sujeitos declarou fazer uso de algum tipo de auxílio óptico (60,0%). Desses 60,0%, a maioria (83,3%) citou os óculos como o auxílio óptico mais usado. A maioria (63,3%) dos sujeitos relatou fazer uso de auxílios não ópticos e os mais citados foram a ampliação de letras (68,4%), seguidos da aproximação dos objetos aos olhos (57,8%). Os sujeitos ressaltaram o uso de mais de um auxílio não óptico.

Conclusão:

A maioria informou utilizar os auxílios ópticos e não ópticos nas atividades de leitura, evidenciando o uso de óculos e da lupa manual, assim como da ampliação de letras, mas mesmo utilizando tais auxílios verificou-se que os sujeitos necessitavam ler o texto mais de uma vez para terem a compreensão do mesmo. Para a realização das atividades de escrita, a totalidade dos sujeitos declarou utilizar os auxílios ópticos, enquanto que a maioria declarou não utilizar auxílios não ópticos nessas atividades.

Baixa visão/reabilitação; Leitura; Pessoas com deficiência visual; Linguagem; Escrita manual; Recursos audiovisuais


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