Acessibilidade / Reportar erro

Campos visuais monoculares medidos em oito meridianos pela perimetria cinética de arco duplo no primeiro ano de vida+ + Trabalho realizado no Setor de Motilidade Ocular do Depto. de Oftalmología da Escola Paulista de Medicina.

Monocular visual fields measured in eight meridians by kinetic double-arc perimetry in the first year life

RESUMO

O campo visual foi avaliado em 43 lactentes normais com idades variando de 2 a 12 meses, alocados em 2 grupos de acordo com a faixa etária: Grupo I - lactentes de 2 a 6 meses de idade (média de idade = 4 meses); Grupo II - lactentes de 7 a 12 meses (média de idade = 8,5 meses). O procedimento utilizado para medida do campo visual foi a técnica da perimetria cinética de arco duplo realizado em 8 meridianos (4 ortogonais e 4 diagonais) monocularmente. Os critérios de inclusão foram: fundo de olho normal por oftalmoscopia indireta, erros refrativos sob cicloplegia não significantes; acuidade visual de grades dentro dos limites normais pelo teste dos cartões de acuidade de Teller, motilidade extrínseca ocular normal e ausência de doenças oculares. Os resultados encontrados demonstram que o CV de lactentes nos primeiros 6 meses de vida é constrito em relação ao adulto. O CV dos lactentes de 7 a 12 meses é constrito para os meridianos temporal, temporal inferior e inferior. Nos outros meridianos houve concordância entre os valores do adulto. Nos 2 grupos o CV temporal é maior do que o nasal. A extensão do CV demonstrada nas crianças normais pode ser atribuída a vários fatores: desenvolvimento anatômico da retina, maturação dos fotorreceptores e vias neurais, bem como a maturação da atenção.

Palavras-chave:
Campo visual; Perimetria cinética; Desenvolvimento; Criança

Conselho Brasileiro de Oftalmologia Rua Casa do Ator, 1117 - cj.21, 04546-004 São Paulo SP Brazil, Tel: 55 11 - 3266-4000, Fax: 55 11- 3171-0953 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abo@cbo.com.br