Acessibilidade / Reportar erro

Estudo duplo-mascarado do uso do creme de lignocaína-prilocaína no alívio da dor na injeção peribulbar

RESUMO

Objetivo:

Um estudo duplo-mascarado, aleatório, foi realizado com 64 pacientes submetidos a cirurgia de catarata, a fim de verificar a eficácia de um anestésico tópico sobre a pele a fim de aliviar a dor da anestesia peribulbar.

Métodos:

Os pacientes foram divididos em 2 grupos. Grupo J -36 pacientes foram tratados com creme de lignocainaprilocaína. Grupo II -27 pacientes tratados com um placebo, com mesmas características físicas do creme de lignocaína-prilocaína. Ambos grupos permaneceram com o creme 60 minutos antes de receber aplicação de anestesia peribulbar. A dor foi estudada objetivamente por um anestesiologista, que observou a reação do paciente quando da inserção da agulha e do anestésico. A dor foi analisada subjetivamente pelo paciente por meio de uma escala internacional de dor padronizada.

Resultados:

Dor significantemente menor foi observada tanto objetivamente, quanto subjetivamente no Grupo l de pacientes. Nenhum dos pacientes experimentou qualquer efeito colateral do uso do creme, durante o estudo.

Conclusões:

Estes resultados corroboram a eficiência e relativa segurança do uso do creme de lignocaína-prilocaína no alívio da dor, durante a injeção peribular.

Palavras-chave:
EMLA; Lignocaína; Prilocaína; Dor; Anestesia

Conselho Brasileiro de Oftalmologia Rua Casa do Ator, 1117 - cj.21, 04546-004 São Paulo SP Brazil, Tel: 55 11 - 3266-4000, Fax: 55 11- 3171-0953 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abo@cbo.com.br