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Efeito aprendizado da perimetria automática padrão em indivíduos saudáveis

OBJETIVO: Avaliar o efeito aprendizado da perimetria automatizada padrão com a estratégia SITA, programa central 24-2, possíveis fatores associados e distribuição espacial em indivíduos inexperientes em perimetria. MÉTODOS: Um total de 55 indivíduos saudáveis foi submetido a exame de perimetria com aparelho Humphrey em duas sessões no mesmo dia. Foram comparados os índices de confiabilidade, globais e limiares de sensibilidade de cada ponto entre os exames. Foram analisados potenciais fatores relacionados (idade, sexo e nível educacional), bem como a distribuição espacial em relação à alteração entre os exames. RESULTADOS: A duração do exame foi maior na primeira sessão (mediana, 5,7 min; amplitude interquartil [AIQ], 1,7 min) do que na segunda (mediana, 5,3; AIQ, 1,1 min) (p=0,002). A mediana (AIQ) da taxa de falsos negativos foi 2% (6%) no primeiro exame e 0% (4%) no segundo exame (p=0,04). A média (desvio padrão) do índice global desvio médio (MD) foi -2,31 (1,86) dB no primeiro exame e -1,73 (1,69) dB no segundo exame (p=0,007). Não houve associação entre a mudança do MD em relação à idade (p=0,29), sexo (p=0,69) e nível de escolaridade (p=0,27). Houve maior alteração na sensibilidade dos pontos periféricos em relação aos pontos centrais (p<0,001). CONCLUSÃO: Houve melhora dos limiares de sensibilidade entre o primeiro e segundo exames. Não foram detectados fatores associados a estas mudanças. Nos pontos mais periféricos do exame, tais mudanças foram mais acentuadas.

Campos visuais; Perimetria; Aprendizagem; Limiar sensorial; Valores de referência; Sensibilidade e especificidade


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