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Perfil oftalmológico dos alunos do programa alfabetização solidária em quatro municípios do Ceará

Ophthalmological profile of adult students belonging to a literacy program in four cities of Ceará

OBJETIVO: Avaliar o perfil oftalmológico de estudantes da Alfabetização Solidária no Estado do Ceará, identificar as principais causas de baixa acuidade visual, descrever a experiência e os principais resultados obtidos. MÉTODOS: Foram utilizados para o exame oftalmológico de mil e sete (1007) alunos do Programa Alfabetização Solidária dois refratores automatizados, dois refratores tipo Greens, duas colunas pantográficas, duas cadeiras, quatro oftalmoscópios, uma lâmpada de fenda portátil, dois tonômetros de aplanação, um oftalmoscópio indireto. Participantes: alfabetizadores treinados para medida da acuidade visual, oftalmologistas, residentes de oftalmologia, auxiliares e secretárias. RESULTADOS: Observamos que cerca da metade dos alunos (46%) tinha baixa de acuidade visual (acuidade visual menor que 0,8 em ambos os olhos), 66,33% da população estudada necessitou correção óptica, destes, 37,00% eram présbitas. Predominou a população na faixa de 41 a 50 anos. A maioria da população examinada era do sexo feminino (56%). Trinta e nove por cento da po- pulação estudada apresentou alguma doença oftalmológica. Encontramos o pterígio e a catarata como doenças mais freqüentes. CONCLUSÃO: O programa deve ter no início do seu funcionamento prévio exame oftalmológico dos alunos de cada comunidade, para melhor aproveitamento do conteúdo ensinado, diminuindo desta forma a grande evasão escolar.

Acuidade visual; Refração ocular; Catarata; Pterígio; Baixo rendimento escolar; Educação


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