Acessibilidade / Reportar erro

Estudo da mucosa labial enxertada em bulbo ocular para correção de simbléfaro

Evaluation of labial mucous membrane graft for symblepharon repair

RESUMO

Objetivo:

Estudar a mucosa enxertada em bulbo ocular para correção de simbléfaro severo.

Material e Método:

Dez pacientes, três do sexo feminino e sete do masculino, com idade entre 26 e 68 anos (média de 47,5 anos) que apresentavam simbléfaro severo foram submetidos a enxerto de mucosa labial, no período dejulho de 1989 a agosto de 1995. As causas do simbléfaro foram: trauma, pterígio recidivado, síndrome de Stevens-Johnson e conjuntivite cicatricial crônica.

Resultado:

Após a cicatrização da mucosa enxertada, esta foi biopsiada e os resultados dos exames anatomopatológicos demonstraram epitélio pavimentoso estratificado, não queratinizado na totalidade dos casos, sendo que em 90% dos pacientes estudados o infiltrado inflamatório foi discreto com predomínio celular de linfócitos.

Conclusão:

Acreditamos que o enxerto de mucosa labial sirva para refazer os fundos de saco, sendo um material de fácil obtenção. Pode ser retirado em quantidades suficientes para recobrir toda a área da conjuntiva bulbar. O enxerto de mucosa labial apresenta bons resultados para tratamento de pacientes com simbléfaro severo e não muda suas características histológicas após a enxertia.

Palavras-chave:
Mucosa labial; Enxerto; Simbléfaro

Conselho Brasileiro de Oftalmologia Rua Casa do Ator, 1117 - cj.21, 04546-004 São Paulo SP Brazil, Tel: 55 11 - 3266-4000, Fax: 55 11- 3171-0953 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abo@cbo.com.br