Acessibilidade / Reportar erro

Vitrectomia no tratamento do edema cistóide de mácula pós-pseudofacia

Vitrectomy in pseudophakic cystoid macular edema

RESUMO

Introdução:

O Edema Cistóide de Mácula (ECM) é uma das principais patologias que determinam baixa acuidade visual em pacientes após cirurgia de catarata. O objetivo desse estudo retrospectivo é determinar a eficácia da vitrectomia no tratamento do edema cistóide de mácula pós-pseudofacia em pacientes com falta de integridade da cápsula posterior.

Material e Métodos:

Foram analisados retrospectivamente prontuários de 11 pacientes pseudofácicos com rotura ou falta de cápsula posterior, com diagnóstico de Edema Cistóide de Mácula, que foram submetidos à vitrectomia para tratamento do Edema Cistóide de Mácula.

Resultados:

Houve significante melhora da acuidade visual após a vitrectomia. Não houve diferença entre os subgrupos com lente intra-ocular de câmara anterior e posterior.

Conclusão:

A vitrectomia via pars plana deve ser considerada como tratamento nos pacientes pseudofácicos com ECM associado com tração vítrea que não respondem ao tratamento clínico.

Palavras-chaves:
Pseudofacia; Edema cistóide de mácula; Vitrectomia

Conselho Brasileiro de Oftalmologia Rua Casa do Ator, 1117 - cj.21, 04546-004 São Paulo SP Brazil, Tel: 55 11 - 3266-4000, Fax: 55 11- 3171-0953 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abo@cbo.com.br