Acessibilidade / Reportar erro

EDITORIAL

EDITORIAL

A quarta edição de 2012 contém artigos selecionados a partir de cuidadoso processo de revisão da revista Ambiente Construído, graças ao empenho e à dedicação dos autores, bem como dos revisores externos, que tanto contribuem na tarefa de tornar as submissões ainda de melhor qualidade e com maior nível de compreensão por parte dos leitores. São ao todo cinco artigos da área de Tecnologia dos Materiais e Processos Construtivos, dois artigos de Gestão e Economia da Construção e três sobre Conforto e Energia no Ambiente Construído.

O primeiro artigo, de Guerra, Cunha, Silva e Knop, da UFPel, investiga as condições para formação de bolor, tanto em superfícies interiores como exteriores das construções, um tema de grande relevância de patologia nas habitações em regiões úmidas.

O artigo de Moreiras e Paraguassú, da Escola de Engenharia de São Carlos, da USP, trata de uma abordagem pouco usual dos sistemas não aderentes com a aplicação de placas de rocha granítica como lajes em edificações. Outro tema de interesse, porém com enfoque ainda pouco explorado nas pesquisas brasileiras, é o foco do terceiro artigo, de autoria de Moreno Junior (UNICAMP) e Molina (USP). Discute-se métodos de ensaio referentes à segurança das estruturas em situação de incêndio no Brasil, com o uso de simulação e avaliação de elementos estruturais em laboratório.

O quarto artigo, de Liberato, Romano, Gouvêa e Pileggi, da USP, e Montini e Gallo, da ALCOA, apresenta resultados de um estudo sobre a utilização de resíduo de bauxita em formulações de cimento, com base não só em propriedades do estado endurecido, como também em características reológicas de suspensões com cimento Portland. Este estudo indicou que essa pode ser uma alternativa viável para aplicação de grande quantidade do rejeito gerado e que pode possibilitar a redução do consumo de cimento convencional nas composições. O quinto artigo, de Mattana, Medeiros e Costa, da UFPR, e Silva, da UTFPR, relata outro estudo de abordagem igualmente inovadora, cujo objetivo é analisar a aplicabilidade do método de análise hierárquica para sistematizar tomadas de decisões na indústria de argamassas industrializadas para revestimento.

O sexto artigo, de Salgado, Chatelet e Fernandez, traz o resultado de uma interessante colaboração internacional entre a UFRJ e a Université de Toulouse, França, na qual se procurou avaliar de que maneira a incorporação dos requisitos da sustentabilidade ambiental podem influenciar as práticas de projeto adotadas pelas empresas de arquitetura e engenharia. O artigo seguinte, de Vivan e Paliari, da UFSCar, contribui para o avanço dos estudos a respeito do processo de projeto do Light Steel Frame (LSF), a fim de promover o uso de conceitos pouco abordados na construção civil, como o Design for Assembly (DFA).

Os três artigos seguintes, que completam a edição, trazem contribuições para o tema da eficiência energética no ambiente construído. Na pesquisa conduzida por Marins e Romero, da USP, buscou-se a integração de condicionantes de morfologia urbana no desenvolvimento de metodologia para planejamento energético das cidades. Trata-se de uma premissa para que estratégias de aproveitamento da luz e da energia solar em edificações e para que o sistema de transporte urbano sejam mais funcionais e energeticamente mais eficientes. O estudo de Minella, Honjo e Krüger, apresenta resultados de uma outra colaboração internacional, entre a UTFPR e a Université de Genève, Suíça, na qual foi analisado o microclima de dois bairros com ocupação do solo diferenciada na cidade de São Paulo, a fim de se observar alterações no ambiente térmico na localidade menos vegetada a partir da introdução de arborização, por meio de simulações computacionais realizadas no programa ENVI-met. O décimo artigo é resultado de uma pesquisa realizada pelo Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas, da Argentina, em que se desenvolve uma análise morfológica e descritiva das variáveis que determinam o acesso da radiação solar visível em um espaço interior do edifício.

Todos esses temas apresentados refletem algumas das principais linhas de pesquisa de ponta atualmente desenvolvidas no país e na América Latina em especial, e que se inserem perfeitamente nos tópicos de interesse da revista Ambiente Construído. Os Editores agradecem o eficiente e cuidadoso trabalho do Professor Juliano Fiorelli (USP), que gentilmente auxiliou a condução das revisões dos manuscritos na área de Materiais por assessores externos no período.

Nossa equipe editorial deseja a todos uma boa leitura, e que em 2013 consigamos, juntos, intensificar ainda mais a qualidade deste importante veículo de difusão do conhecimento científico e tecnológico da Engenharia e da Arquitetura. Boas Festas e Feliz Ano Novo!

Carlos Torres Formoso, Professor da UFRGS

Holmer Savastano Junior, Professor da USP

Roberto Lamberts, Professor da UFSC

Editores-chefes

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    10 Jan 2013
  • Data do Fascículo
    Dez 2012
Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC Av. Osvaldo Aranha, 93, 3º andar, 90035-190 Porto Alegre/RS Brasil, Tel.: (55 51) 3308-4084, Fax: (55 51) 3308-4054 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: ambienteconstruido@ufrgs.br