Acessibilidade / Reportar erro

Estudo da permeabilidade vascular em ratos submetidos à isquemia-reperfusão do intestino delgado

ESTUDO DA PERMEABILIDADE VASCULAR EM RATOS SUBMETIDOS À ISQUEMIA-REPERFUSÃO DO INTESTINO DELGADO.

IEIRI RH,

KOH IHJ,

LIMA WT,

NOVO NF,

JULIANO Y,

NIGRO AJT.

RESUMO:

Objetivo: estudar a permeabilidade vascular local e a distância na isquemia-reperfusão do intestino delgado em ratos.

Métodos: 30 ratos OUTB EPM-1 (Wistar) Br Epm (2c), adultos, peso variando entre 190 e 230 gramas, foram distribuídos aleatoriamente em três grupos com 10 animais cada.

Grupo I (controle, n=10) para a determinação da permeabilidade vascular basal sem a oclusão e reperfusão da artéria mesentérica superior e os Grupos II (n=10) e III (n=10) para a determinação da permeabilidade vascular, com a oclusão de 15 e 30 minutos da artéria mesentérica superior, respectivamente e a reperfusão (AMS) de 15 minutos em ambos os grupos.

Utilizou-se o corante azul de Evans para avaliar a permeabilidade vascular e sua mensuração foi feita pela espectrofotometria, tanto no local da isquemia-reperfusão (intestino delgado), como em órgãos distante (pulmão, coração, rim, cérebro e colo). A análise estatística foi realizada com testes não paramétricos de KRUSKAL-WALLIS, HOLLANDER e FRIEDMAN (< OU = 0,05).

Resultados e Conclusões: A análise dos resultados permitiu concluir que: Sob efeito da isquemia-reperfusão o intestino delgado responde com aumento da permeabilidade vascular, em relação aos valores basais. Sob o efeito da isquemia-reperfusão do intestino delgado, os órgãos a distância podem responder com aumento (pulmão, rim e coração) ou diminuição (cérebro e colo) da permeabilidade vascular, em relação aos valores basais.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    16 Mar 2001
  • Data do Fascículo
    2000
Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia https://actacirbras.com.br/ - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actacirbras@gmail.com