Acessibilidade / Reportar erro

Acta cirúrgica brasileira: novos rumos

1 - EDITORIAL

ACTA CIRÚRGICA BRASILEIRA

NOVOS RUMOS

Luiz Francisco Poli de Figueiredo1 1 Editor Associado da Acta Cirúrgica Brasileira, Chefe da Disciplina de Técnica Operatória e Cirurgia Experimental do Depto. de Cirurgia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Escola Paulista de Medicina (EPM)

A ACTA CIRÚRGICA BRASILEIRA tem adotado novos rumos para manter o privilégio de difundir a arte da cirurgia experimental brasileira. Gostaríamos de compartilhar algumas iniciativas tomadas. O envio de artigos tem aumentado progressivamente. As maiores escolas cirúrgicas brasileiras tem procurado a ACTA como veículo de transmissão de seus estudos. O Scielo e o reconhecimento da CAPES (Qualis A) tem estimulado muitos centros brasileiros e alguns estrangeiros a considerar a ACTA como veículo de divulgação de conhecimentos gerados a partir de pesquisas relevantes e de alta qualidade. A ACTA passou a ser publicada a cada dois meses. A taxa de rejeição de artigos aumentou substancialmente, a partir da orientação para que nossos revisores exercessem com rigor estritamente científico a seleção dos artigos a serem publicados. Artigos de revisão somente são considerados quando gerados por profissionais de reconhecida experiência no tema e com contribuições relevantes na área do conhecimento revisada. Relatos de caso não são considerados. A relevância da hipótese, a adequação do método, e apresentação dos resultados e a discussão aprofundada dos mesmos tem sido cuidadosamente avaliados. Para os artigos submetidos na língua inglesa, caso considerados para publicação, é exigida uma impecável revisão do texto por profissional qualificado no idioma.

Estamos no processo de disponibilizar os artigos também na versão PDF através do Scielo. Uma nova home page está sendo finalizada e dará uma agilidade ímpar ao processo de submissão e revisão dos artigos. A possibilidade de enviar preferencialmente o artigo pela home page será uma realidade em breve. Ao recebermos o artigo, este será enviado por via eletrônica, sem identificação, aos revisores. Estes terão acesso a área restrita, através de senha fornecida e assumem, via home page, o compromisso de revisarem os artigos no prazo máximo de três semanas. O parecer destes revisores estará disponibilizado para os autores através de senha fornecida após o envio do artigo. O parecer de um revisor será também enviado para os outros revisores do mesmo artigo para comparação de opiniões. O envio de artigos para os nossos consultores internacionais se tornará ágil e fundamental para o aprimoramento constante da ACTA. Acreditamos que a adoção destas medidas viabilizará a Acta como um veículo altamente eficaz da divulgação científica gerada pela cirurgia brasileira no cenário internacional. Considere enviar seus trabalhos de qualidade à ACTA CIRÚRGICA BRASILEIRA. Temos certeza que corresponderemos as mais altas expectativas.

  • 1
    Editor Associado da Acta Cirúrgica Brasileira, Chefe da Disciplina de Técnica Operatória e Cirurgia Experimental do Depto. de Cirurgia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Escola Paulista de Medicina (EPM)
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      31 Out 2002
    • Data do Fascículo
      Ago 2002
    Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia https://actacirbras.com.br/ - São Paulo - SP - Brazil
    E-mail: actacirbras@gmail.com