Acessibilidade / Reportar erro

Satisfação com Aparelhos de Amplificação Sonora Individual entre usuários de serviços de saúde auditiva

Satisfaction with hearing aids among users of hearing health services

Resumos

OBJETIVO: Conhecer a satisfação com Aparelho de Amplificação Sonora Individual entre usuários assistidos pelo serviço de saúde auditiva do Norte de Minas, identificando os fatores associados e a percepção sobre a assistência. MÉTODOS: Trata-se de um estudo transversal, exploratório, conduzido no Norte de Minas Gerais, com 302 indivíduos assistidos pelo Serviço de Atenção à Saúde Auditiva, que responderam a um questionário de avaliação do serviço de saúde auditiva e satisfação com o aparelho. Foi aplicada regressão logística para verificar a associação entre as variáveis sóciodemográficas e a satisfação com o aparelho. RESULTADOS: A média de satisfação com o aparelho foi 5,09 e de avaliação do serviço foi 7,25, em uma escala de zero a dez. Na época da entrevista, 46% dos entrevistados relataram que não estavam fazendo uso do aparelho há mais de um mês, sendo que a maioria alegou dificuldades na adaptação. Os pacientes que tiveram dúvidas em relação ao uso do aparelho, apresentaram menores escores de satisfação. CONCLUSÃO: Os pacientes assistidos pelo Serviço Único de Saúde, de uma forma geral, alcançaram um indicador de satisfação regular com o aparelho e um indicador bom com o serviço ofertado.

Avaliação de serviços de saúde; Indicadores de Serviços; Sistema Único de Saúde; Satisfação do Paciente; Perda Auditiva; Auxiliares de Audição


PURPOSE: To know the satisfaction with individual hearing aids among users assisted by the hearing care service of northern Minas, identifying the related factors and the perception regarding the care. METHODS: This was a cross-sectional, exploratory study conducted in Northern Minas Gerais, with 302 individuals assisted by the Service of Hearing Health Care, who responded to a questionnaire assessing the hearing health service and satisfaction with the device. Logistic regression was used to assess the association between the sociodemographic variables and the satisfaction with the device. RESULTS: The mean satisfaction with the device was 5.09 and of the service evaluation was 7.25, on a scale of zero through ten. At the time of the interview, 46% of interviewees reported that they were not using the device for over a month, and the majority claimed difficulties in adaptation. Patients who had questions about the use of the device exhibited lower satisfaction scores. CONCLUSION: Patients assisted by the Unified Health System, in general, reached an indicator of regular satisfaction with the device and a good indicator with the service offered.

Health Services Evaluation; Indicators of Health Services; Unified Health System; Patient Satisfaction; Hearing Loss; Hearing Aids


  • 1
    Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico 2010: resultados gerais da amostra. Rio de Janeiro: IBGE, 2010.
  • 2
    Hampson, R. Hearing aids. Eur Geriatr Med. 2012;3(3):198-200.
  • 3
    Peelle JE, Troiani V, Grossman M, Wingfield A. Hearing loss in older adults affects neural systems supporting speech comprehension. J Neurosci. 2011;31(35):12638-43.
  • 4
    Espmark AK, Rosenhall U, Erlandsson S, Steen B. The two faces of presbyacusis: hearing impairment and psychosocial consequences. Int J Audiol. 2002;41(2):125-35.
  • 5
    Pacala JT, Yueh B. Hearing deficits in the older patient: "I didn't notice anything". JAMA. 2012;307(11):1185-94.
  • 6
    Bevilacqua MC, Morettin M, Melo TM, Amantini RCB, Martinez MANS. Contribuições para análise da política de saúde auditiva no Brasil. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2011;16(3):252-9.
  • 7
    Rossi-Barbosa LAR, Vieira SMFV, Manzoni CRT, Caldeira AP, Honorato-Marques R, Ribeiro JA, et al. Processo de construção de indicadores em saúde auditiva. Rev CEFAC. 2011;13(1):102-11.
  • 8
    Cook JA, Hawkins DB. Outcome measurement for patients receiving hearing aid services. Laryngoscope. 2007;117(4):610-13.
  • 9
    Lopes AS, Costa MJ, Aurélio NHS, Santos SN, Vaucher AV. A satisfação e o desempenho de usuários de próteses auditivas atendidos em um programa de atenção à saúde auditiva. Rev CEFAC. 2011;13(4):698-709.
  • 10
    Cox R, Hyde M, Gatehouse S, Noble W, Dillon H, Bentler R, et al. Optimal outcome measure, research priorities and international cooperation. Ear Hear. 2000;21(4 Suppl):S106-S115.
  • 11
    Gasparin M, Menegotto IH, Cunha CS da. Propriedades psicométricas do questionário internacional: aparelho de amplificação sonora individual. Braz J Otorhinolaryngol. 2010;76(1):85-90.
  • 12
    Bevilacqua MC, Melo TM, Morettin M, Lopes AC. A avaliação de serviços em Audiologia: concepções e perspectivas. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2009;14(3):421-6.
  • 13
    Armigliato ME, Prado DGA, Melo TM, Martinez MANS, Lopes AC, Amantini RCB, et al. Avaliação de serviços de saúde auditiva sob a perspectiva do usuário: proposta de instrumento. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2010;15(1):32-9.
  • 14
    Buriti AKL, Oliveira SHS. Adaptação à prótese auditiva em usuários assistidos pelo Sistema Único de Saúde. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2012;17(1):41-6.
  • 15
    Danieli F, Castiquini EAT, Zambonatto TCF, Bevilacqua MC. Avaliação do nível de satisfação de usuários de aparelhos de amplificação sonora individuais dispensados pelo Sistema Único de Saúde. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2011;16(2):152-9.
  • 16
    Heuermann H, Kinkel M, Tchorz J. Comparison of psychometric of the International Outcome Inventory for Hearing Aids (IOI-HA) in various studies. Int J Audiol. 2005;44(2):102-9.
  • 17
    Williams VA, Johnson CE, Danhauer JL. Hearing aid outcomes: effects of gender and experience on patients' use and satisfaction. J Am Acad Audiol. 2009;20(7):422-32.
  • 18
    Hickson L, Clutterbuck S, Khan A. Factors associated with hearing aid fitting outcomes on the IOI-HA. Int J Audiol. 2010;49(8):586-95.
  • 19
    Hartley D, Rochtchina E, Newall P, Golding M, Mitchell P. Use of hearing aids and assistive listening devices in an older Australian population. J Am Acad Audiol. 2010;21:642-53.
  • 20
    Assayag FH, Russo ICP. Avaliação subjetiva do benefício e dos efeitos proporcionados pelo uso de amplificação sonora em indivíduos idosos. Distúrb Comun. 2006;18(3):383-90.
  • 21
    Espiridião M, Trad LAB. Avaliação de satisfação dos usuários. Ciênc Saúde Colet. 2005;10(Suppl):303-12.
  • 22
    Teixeira CF, Augusto LGS, Caldas Neto CC. Prótese auditiva: satisfação do usuário com sua prótese e com seu meio ambiente. Rev CEFAC. 2008;10(2):245-53.
  • 23
    Farias RB, Russo ICP. Saúde auditiva: estudo do grau de satisfação de usuários de aparelho de amplificação sonora individual. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2010;15(1):26-31.
  • 24
    Morettin M. Avaliação dos benefícios e satisfação dos usuários de Aparelho de Amplificação Sonora Individual nos serviços de Audiologia do SUS [dissertação]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 2008.
  • 25
    Picolini MM, Blasca WQ, Campos K, Mondelli MFCG. Adaptação aberta: avaliação da satisfação dos usuários de um centro de alta complexidade. Rev CEFAC. 2011;13(4):676-84.
  • 26
    Freitas CD, Costa MJ. Processo de adaptação de próteses auditivas em usuários atendidos em uma instituição pública federal – parte I: resultados e implicações com o uso da amplificação. Rev Bras Otorrinolaringol. 2007;73(6):744-51.
  • 27
    Miranda EC, Calais LL, Vieira EP, Carvalho LMA, Borges ACLC, Iório MCM. Dificuldades e benefícios com o uso de prótese auditiva: percepção do idoso e sua família. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2008;13(2):166-72.
  • 28
    Megale RL, Iório MCM, Schochat E. Treinamento auditivo: avaliação do benefício em idosos usuários de próteses auditivas. Pró-Fono. 2010;22(2):101-6.
  • 29
    Araújo TM, Morettin M, Torres KCC, Brasil HK, Silva TA, Laperuta EB et al. Relação entre o processo de reabilitação auditiva e a auto-percepção da qualidade de vida em usuários de Aparelho de Ampliação Sonora Individual: revisão sistemática. Distúrb Comun. 2010;22(1):25-36.
  • 30
    Lundberg M, Andersson G, Lunner T. A randomized, controlled trial of the short-term effects of complementing an educational program for hearing aid users with telephone consultations. J Am Acad Audiol. 2011;22(10):654-62.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    11 Fev 2014
  • Data do Fascículo
    Dez 2013

Histórico

  • Recebido
    03 Maio 2013
  • Aceito
    11 Set 2013
Academia Brasileira de Audiologia Rua Itapeva, 202, conjunto 61, CEP 01332-000, Tel.: (11) 3253-8711, Fax: (11) 3253-8473 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@audiologiabrasil.org.br