Acessibilidade / Reportar erro

Quais são as melhores palavras para compor um instrumento de avaliação fonológica?

What are the best words to compose an evaluation phonological instrument?

Resumos

OBJETIVO: Julgar quais palavras seriam adequadas à realidade social e/ou linguística para compor um instrumento de avaliação fonológica infantil para o Português Brasileiro. MÉTODOS: Partindo de uma lista inicial de 722 palavras do léxico infantil e avaliações fonológicas disponíveis, utilizadas atualmente, juízes especialistas julgaram as melhores palavras para compor o instrumento, de acordo com seu conhecimento teórico e prático. Formou-se uma nova lista com 316 palavras selecionadas, que foram ilustradas e analisadas por juízes não especialistas (crianças), quanto à familiaridade e eliciação corretas, através de escala Likert. RESULTADOS: A análise dos juízes especialistas obteve uma concordância fraca com valor de Kappa equivalente a 0,378, resultando em 316 palavras selecionadas. O julgamento dos juízes não especialistas resultou na lista de palavras mais indicadas para compor um instrumento de avaliação fonológica, utilizando critérios de porcentagem de acerto quanto à familiaridade e eliciação. CONCLUSÃO: Foram selecionadas pelas análises dos juízes 116 palavras, com respectivas ilustrações, para compor o instrumento de avaliação fonológica.

Fala; Distúrbios da fala; Linguagem infantil; Transtornos da articulação; Testes de articulação da fala


PURPOSE: To judge what kind of words would be more appropriate to the social and/or linguistic reality to compose an instrument of phonological evaluation to Brazilian Portuguese children. METHODS: From an initial list of 722 words of the lexicon child and phonological assessments currently used, examined judged the best words to compose the instrument according to its theoretical and practical knowledge. A new list was formed with 316 selected words, these were illustrated and analyzed by specialists as judges not to familiarity and proper elicitation through Likert scale. RESULTS: Analysis of expert judges had a weak agreement with Kappa value equivalent to 0.378 resulting in 316 selected words. The trial judges not experts resulted in the list of words to compose the most appropriate assessment tool by phonological criteria as the percentage of correct familiarity and elicitation. CONCLUSION: There were selected considering the analyzes of the judges 116 words, with its illustration, to compose the phonological assessment tool.

Speech; Speech disorders; Child language; Articulation disorders; Speech articulation tests


  • 1
    Santos JLF, Parreira LMMV, Leite RCD. Habilidades de ordenação e resolução temporal em crianças com desvio fonológico. Rev CEFAC. 2010;12(3):371-6.
  • 2
    Oshima M, Moret ALM, Amorim RB, Alvarenga KF, Bevilacqua MC, Lauris JRP, et al. Early Listening Function (ELF): adaptação para a língua portuguesa. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2010;15(2):191-6.
  • 3
    Savoldi A, Gubiani MB, Brancalioni AR, Keske-Soares M. Relação entre as palavras eliciadas na Avaliação Fonológica da Criança e as variáveis idade, gênero e gravidade do desvio fonológico. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2012;17(3):293-8.
  • 4
    Bastos JC. Vocabulário básico inicial de um grupo de crianças dos municípios de Itajaí e Balneário Camboriú na faixa etária de 1 ano a 2 anos e 6 meses: discussão das metodologias de coleta. [dissertação]. Curitiba (PR): Universidade Tuiuti do Paraná; 2000.
  • 5
    Capovilla FC, Negrão VB, Damazio M. Teste de vocabulário auditivo e teste de vocabulário expressivo - TVAud e TVExp: validado e normatizado para o desenvolvimento e compreensão da fala dos 18 meses aos 6 anos de idade. São Paulo: Memnon Edições Científicas; 2011. 582p.
  • 6
    Befi-Lopes DM, Cáceres AM, Araújo K. Aquisição de verbos em pré-escolares falantes do português brasileiro. Rev CEFAC. 2007;(9)4:444-52.
  • 7
    Athayde ML, Carvalho Q, Mota HB. Vocabulário expressivo de crianças com diferentes níveis de gravidade de desvio fonológico. Rev CEFAC. 2009;(11)2:161-8.
  • 8
    Scheuer CI, Stivanin L, Mangilli LD. Nomeação de figuras e a memória em crianças: efeitos fonológicos e semânticos. ProFono. 2004;16(1):49-56.
  • 9
    Brancalioni AR, Marini C, Cavalheiro LG, Keske-Soares M. Desempenho em prova de vocabulário de crianças com desvio fonológico e com desenvolvimento fonológico normal. Rev CEFAC. 2011;13(3):428-36.
  • 10
    Mezzomo CL, Mota HB, Dias RF, Giacchini V. O uso da estratégia de alongamento compensatório em crianças com desenvolvimento normal e desviante. Letras Hoje. 2008;43(3):35-41.
  • 11
    Hage SRV, Pereira MB. Desemprenho de crianças com desenvolvimento típico de linguagem em provas de vocabulário expressivo. Rev CEFAC. 2006;8(4):419-28.
  • 12
    Rvachew S, Bernhardt BM. Clinical implications of dynamic systems: theory for phonological development. Am J Speech-Lang Pathol. 2010;19:34-50.
  • 13
    Gierut JA, Morrisette ML. Age of word acquisition effects in treatment of children with phonological delays. Appl Psycholinguistics. 2012;33:121-44.
  • 14
    Giusti E, Befi-Lopes DM. Tradução e adaptação transcultural de instrumentos estrangeiros para o Português Brasileiro. Pro Fono. 2008;20(3):207-10.
  • 15
    Fonseca RP, Parente MAMP, Côté H, Joanette Y. Processo de adaptação da bateria Montreal de avaliação da comunicação - bateria MAC - ao Português Brasileiro. Psicol Reflex Crit. 2007;20(2);259-67.
  • 16
    Fonseca RP, Parente MAMP, Côté H, Ska B, Joanette Y. Apresentando um instrumento de avaliação da comunicação à Fonoaudiologia Brasileira: bateria MAC. Pro Fono. 2008a;20:285-91.
  • 17
    Fonseca RP, Parente MAMP, Côté H, Ska B, Joanette Y. Bateria Montreal de avaliação da comunicação – bateria MAC. São Paulo: Pró-Fono. 2008b.
  • 18
    Casarin FS. Bateria Montreal de avaliação da comunicação breve – Bateria MAC breve: estudos de adaptação. [dissertação]. Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; 2011.
  • 19
    Andrade CRF, Befi-Lopes DM, Fernandes FDM, Wertzner H. ABFW: Teste de linguagem infantil nas áreas de fonologia, vocabulário, fluência e pragmática. 2a. ed. São Paulo: Pró-fono; 2004. 98p.
  • 20
    Andrade CRF, Juste F. Proposta de análise de performance e de evolução em crianças com gagueira desenvolvimental. Rev CEFAC. 2005;7(2):158-70.
  • 21
    Yavas M, Hernandorena CLM, Lamprecht RR. Avaliação fonológica da criança: reeducação e terapia. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991. 148p.
  • 22
    Pasquali L. Instrumentos psicológicos: manual prático de elaboração. Brasília: LabPAM/IBAPP, 1999.
  • 23
    Anastasi A, Urbina S. Testagem psicológica. 7a. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000. 575p.
  • 24
    Ferronatto BC, Gomes E. Um caso de bilinguismo: a construção lexical, pragmática e semântica. Rev CEFAC. 2008;(10)1:22-8.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    14 Out 2013
  • Data do Fascículo
    2013

Histórico

  • Recebido
    07 Nov 2012
  • Aceito
    31 Jul 2013
Academia Brasileira de Audiologia Rua Itapeva, 202, conjunto 61, CEP 01332-000, Tel.: (11) 3253-8711, Fax: (11) 3253-8473 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@audiologiabrasil.org.br