Acessibilidade / Reportar erro

Diadococinesia oral e função mastigatória em idosos saudáveis

Objetivo

Relacionar os achados da diadococinesia (DDC) oral com a função mastigatória em idosos saudáveis.

Métodos

Análise de prontuários e arquivos de imagens de 35 idosos saudáveis, entre 60 e 74 anos de idade. Considerou-se o tipo mastigatório e outros comportamentos associados à mastigação de uma fatia de pão francês de 1cm de espessura, análise da apreensão do alimento, formação do bolo alimentar e mensuração do tempo de mastigação, utilizando cronômetro. Para avaliação da DDC, foram analisadas as emissões silábicas "pa", "ta", "ka" e a trissílaba "pataka", quanto aos parâmetros fornecidos automaticamente pelo programaMotor Speech Profile Advanced - KayPentax®. Para correlação entre os aspectos qualitativos da função mastigatória e a DDC, foi realizada estatística pertinente.

Resultados

A análise estatística demonstrou correlação entre o tempo mastigatório e os parâmetros coeficiente de variação do pico da intensidade da sílaba ‘'ta'' e perturbações do período da sílaba ‘'ka'', indicando instabilidade da DDC. Para o tipo mastigatório, apreensão e formação do bolo alimentar não houve correlação com os dados da DDC oral.

Conclusão

A DDC oral correlacionou-se com o tempo mastigatório em idosos saudáveis, evidenciando que, quanto maior a instabilidade na repetição dos movimentos de ponta e dorso de língua durante a produção articulatória, maior o tempo necessário para a preparação do alimento para a deglutição.

Envelhecimento; Saúde do idoso; Mastigação; Avaliação; Testes de articulação da fala


Academia Brasileira de Audiologia Rua Itapeva, 202, conjunto 61, CEP 01332-000, Tel.: (11) 3253-8711, Fax: (11) 3253-8473 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@audiologiabrasil.org.br