Acessibilidade / Reportar erro

Sementes com opérculo

Prof. Cat. de Botânica Geral e Descritiva da E. S. A. "Luiz de Queiroz", da Universidade de S. Paulo

NOTA PRELIMINAR

Após concluir o estudo sÔbre a ocorrência de um órgão cupuliforme, com pêlos absorventes nos bordos e situado no colo dos "seedlings" de numerosas espécies de Eucalyptus, julguei de interesse investigar, com o mesmo objetivo, os gêneros brasileiros de Myrtaceae e aquêles que compõem as famílias da ordem Myrtiflorae.

Preliminarmente, coletei sementes de grande número de gêneros de Myrtaceae, Isto pôsto, coloquei-as em condições de germinar, tal como procedi para com as sementes das espécies de Eucalyptus. Foi durante a germinação das sementes de goiaba (variedades de polpa branca e vermelha) que notei o desprendimento de um opérculo, à semelhança do que se passa com os frutos pixídios e com as cápsulas dos musgos, no momento da deiscência.

Pelo que me foi dado comprovar, a deiscência opera-se no ato da germinação (Fig. 1), devido à pressão que a ponta da radícula exerce, ao crescer, contra a face interna e ligeiramente aconcheada do opérculo. Êste, à guiza de rolha de garrafa que cede ante a pressão interna do gás, vai se soltando.

Comumente o opérculo permanece quer aderente à radícula, quer nos bordos do canal, onde se encontrava encaixado.

Os "seedlings'* de Psidium Guayava L. exibem, por seu turno, o órgão cupuliforme, embora menos pronunciado que os revelados pelas espécies de Eucalyptus.

Em face da existência de um opérculo nas sementes de Psidium Guayava, órgão provavelmente não assinalado ainda para a Botânica, elaborei a presente nota preliminar. Entrementes, continuo com as observações em andamento, pois tenciono verificar se as espécies e gêneros de Myrtaceae, bem como as famílias que integram a ordem Myrtiflorae, possuem, também, o opérculo, cuja origem e estrutura pretendo estudar.

  • Sementes com opérculo

    Walter Radamés Accorsi
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      01 Nov 2012
    • Data do Fascículo
      1953
    Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura Av.Páduas Dias, 11, C.P 9 / Piracicaba - São Paulo, Brasil, tel. (019)3429-4486, (019)3429-4401 - Piracicaba - SP - Brazil
    E-mail: scientia@esalq.usp.br