Acessibilidade / Reportar erro

Construção de árvore de decisão e análise de custo-efetividade do tratamento da retocolite ulcerativa com Pentasa® (mesalazina) 2 g sachê

Contexto

A retocolite ulcerativa inespecífica é uma doença crônica que atinge entre 0,5 e 24,5/105 habitantes no mundo. Diretrizes clínicas nacionais e internacionais recomendam o emprego de aminosalicilatos (entre eles, a mesalazina) como terapia de primeira linha na indução da remissão da retocolite ulcerativa inespecífica, com manutenção destes agentes após a remissão. Mas as múltiplas doses diárias necessárias comprometem a adesão ao tratamento, que é muito baixa (entre 45% e 65%). A utilização de mesalazina em grânulos (sachê 2 g) dose única diária - Pentasa®sachê 2 g - pode aumentar a aderência ao tratamento, refletindo numa melhora nos desfechos dos pacientes.

Objetivo

Avaliar as evidências sobre o uso de mesalazina para a manutenção da remissão em pacientes com retocolite ulcerativa inespecífica e sua eficácia quando tomada uma vez versus mais de uma vez ao dia. Do ponto de vista econômico, avaliar o impacto que a adoção desta posologia teria para o sistema público de saúde do país, comparada ao tratamento padrão atual, considerando a adesão dos pacientes.

Métodos

Foi elaborada uma árvore de decisão construída a partir do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas de Colite Ulcerativa, publicado pelo Ministério da Saúde na portaria SAS/MS n° 861, de 04 de novembro de 2002, e de algoritmos publicados pela Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn, objetivando-se obter o custo-efetividade da mesalazina dose única diária em grânulos comparado com mesalazina duas vezes ao dia em comprimidos.

Resultados

O emprego de mesalazina aumenta as chances de indução da remissão e sua manutenção, quando comparado a placebo, sendo que doses maiores se associam a maior chance de sucesso sem aumento no risco de eventos adversos.

Conclusão

O emprego de dose única diária na manutenção da remissão é efetivo e relacionado à maior adesão do paciente em comparação a posologias com múltiplas doses diárias, além de ter menor custo.

Colite ulcerativa; Mesalazina; Mesalazina em grânulos; Adesão; Pentasa®


Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br