Acessibilidade / Reportar erro

Perfil clínico, teste padrão da resistência à droga e resultados do tratamento de pacientes com tuberculose abdominal da Índia ocidental

RESUMO

CONTEXTO:

A tuberculose abdominal é um problema crescente no mundo em desenvolvimento.

OBJETIVO:

O objetivo do estudo foi descrever as apresentações clínicas, o padrão de resistência a fármacos e os desfechos de tratamento da tuberculose abdominal na Índia ocidental.

MÉTODOS:

Foram incluídos todos os casos de tuberculose abdominal de maio de 2014 a abril de 2017, diagnosticados com base no perfil clínico e nos resultados morfológicos brutos na endoscopia, imagem latente, seguido pela histologia e/ou pela cultura de GeneXpert e de MGIT. Todos os pacientes receberam a terapia antitubercular da droga (AKT) de acordo com o protocolo nacional. Os pacientes foram acompanhados de diagnósticos até a conclusão do tratamento e vários parâmetros foram estudados.

RESULTADOS:

Dos 176 pacientes, 48% eram do sexo masculino. A dor abdominal foi a queixa mais comum em 83,5%. Na colonoscopia, o íleo terminal e a válvula íleo-cecal foram os segmentos mais comumente envolvidos. O trato gastrointestinal superior foi envolvido em quatro pacientes. As lesões ulceronodulares totais foram as mais comuns seguidas pela lesão ulcerosa/nodular. As estenoses foram observadas em 28 (15,9%) pacientes priciplamente com a válvula íleo-cecal envolvida, dos quais 23 tiveram alívio sintomático com AKT e somente três necessitaram de dilatação. A histopatologia mostrou o granuloma em 80,8% casos. O MGIT foi positivo em 43 (35,80%) e GeneXpert foi positivo em 35 (26,1%) casos. Oito pacientes tiveram tuberculose resistente a múltiplas drogas. Apenas dois pacientes necessitaram de manejo cirúrgico.

CONCLUSÃO:

A tuberculose abdominal com amplo espectro de apresentação, ainda pode ser manuseada com diagnóstico precoce e tratamento mesmo em pacientes com obstrução intestinal sub-aguda. Ganho de peso ou sintomas resolvidos foram considerados marcadores precoces de resposta ao tratamento. Pacientes com estenose podem se tornar assintomáticos com tratamento médico isoladamente.

DESCRITORES:
Tuberculose; Abdome; Resistência a medicamentos; Constrição patológica; Granuloma

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br