Acessibilidade / Reportar erro

Propostas para aproximar os critérios de Roma para constipação intestinal em pediatria à prática diária

RESUMO

CONTEXTO:

O emprego dos prevalecentes critérios de Roma para constipação em pediatria, no atendimento primário de saúde, ainda é baixo. Mesmo com finalidade de pesquisa, estes critérios não têm sido adotados universalmente. Assim, tem sido indicado que seria bem-vinda alguma revisão de tais critérios.

OBJETIVO:

Avaliar criticamente o ‘timing’ do diagnóstico e as recomendações dietéticas dos critérios, a fim de apresentar propostas que os aproximem da prática clínica diária.

MÉTODOS:

Foi revisada a literatura citada nos critérios de Roma e foram incluídas as publicações pertinentes ao assunto pesquisadas pela Medline até janeiro 2018.

RESULTADOS:

Diagnóstico precoce é fundamental, a fim de evitar evolução para complicações indesejáveis e possivelmente para constipação dita intratável, mas a necessidade de inclusão de dois itens - segundo os critérios - pode inviabilizá-lo. Assim, um sinal/sintoma seria suficiente, em geral a presença de ‘evacuações dolorosas e/ou duras’, facilmente observáveis. Ademais, nos critérios faltam detalhes quanto à recomendação sobre fibra alimentar, embora o seu incremento seja usualmente a primeira abordagem no atendimento primário, e no geral os dados sobre suplementos de fibra alimentar apontem para efeitos benéficos.

CONCLUSÃO:

Para diagnóstico de constipação em pediatria no atendimento primário, um sinal/sintoma de constipação deve ser suficiente. A ingestão diária de fibra alimentar, conforme a American Health Foundation, deve ser detalhada para o tratamento da constipação e também como medida preventiva desde o desmame.

DESCRITORES:
Constipação intestinal; Guia de prática clínica; Lactente; Criança; Adolescente

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br