Acessibilidade / Reportar erro

[ARTIGO PARCIALMENTE RETRATADO] Prevalência da infecção por Helicobacter pylori em pacientes dispépticos e associação com fatores de riscos clínicos para o desenvolvimento de adenocarcinoma gástrico

RESUMO

CONTEXTO:

No Brasil, particularmente nas áreas mais pobres, a prevalência da infecção por Helicobacter pylori pode variar até 90%. Esses índices aumentam com o envelhecimento da população e são distintos entre as diferentes regiões do país. Podendo manifestar diferentes sintomatologias, essa infecção está diretamente relacionada com o desenvolvimento de patologias gástricas como gastrite leve a moderada, gastroenterites, úlcera péptica, metaplasia intestinal e principalmente, o câncer gástrico. Em 1994 a bactéria foi categorizada pela International Agency for Research on Cancer (IARC) como carcinógeno do Grupo 1 para adenocarcinoma gástrico, tipo de câncer que representa um importante problema de saúde pública, sendo o quarto tumor maligno mais comum e a segunda maior causa de mortes por câncer no mundo.

OBJETIVO:

Analisar a prevalência da bactéria em pacientes dispépticos e avaliar a associação de fatores de risco clínicos para desenvolvimento de adenocarcinoma gástrico.

MÉTODOS:

Biópsias de tecido gástrico coletadas de 113 pacientes dispépticos, atendidos no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás, foram submetidas a diagnóstico molecular por meio de Reação em Cadeia da Polimerase, para identificação da infecção por Helicobacter pylori, e exame histopatológico, para avaliar o risco clínico de desenvolvimento de adenocarcinoma gástrico.

RESULTADOS:

Foram diagnosticadas 75 (66,4%) amostras positivas para infecção por Helicobacter pylori, sendo 69 indivíduos maiores de 44 anos de idade. A prevalência do adenocarcinoma gástrico nesse estudo foi de 1,3% e dentre os pacientes positivos para a infecção bacteriana seis (8,2%) possuem alto risco e 67 (91,8%) baixo risco de desenvolver esse tipo de câncer (P<0,05).

CONCLUSÃO:

Esse estudo mostra uma alta prevalência da infecção por H. pylori na população estudada e identifica sua intrínseca contribuição para inflamações gástricas, que a longo prazo se manifestam em fatores clínicos de alto risco para o desenvolvimento de adenocarcinoma gástrico.

DESCRITORES:
Dispepsia; Neoplasias gástricas; Gastroenteropatias; Bactérias

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br