Acessibilidade / Reportar erro

Risco de polimorfismo genético resistina e doença hepática gordurosa não alcoólica

RESUMO

Contexto:

A doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) é uma doença hepática crônica e um dos principais problemas de saúde global em que a gordura hepática ultrapassa 5% dos hepatócitos sem as causas secundárias de acúmulo lipídico ou consumo excessivo de álcool. Devido à ligação entre a DHGNA e resistência à insulina (IR) e obesidade e o papel da resistina em distúrbios metabólicos, exploramos a possível associação entre a variante do gene resistina (RETN) e a DHGNA.

Metodos

Foram selecionados 308 indivíduos não relacionados, incluindo 152 pacientes com DHGNA comprovada por biópsia e 156 controles para a variante do gene RETN rs3745367 usando o método PCR-RFLP.

Resultados

Pacientes com DHGNA apresentaram enzimas hepáticas mais elevadas, assim como pressão arterial sistólica e pressão arterial diastólica maiores do que os controles (P<0,001). No entanto, não se observou diferença significativa nas frequências genótipo e alelo entre os casos com DHGNA e os controles para o polimorfismo RETN rs3745367 antes ou depois do ajuste para fatores de confusão, incluindo idade, índice de massa corporal, sexo, estado de tabagismo, pressão arterial sistólica e pressão arterial diastólica.

Conclusão

Para nosso conhecimento, este estudo foi o primeiro que investigou a associação entre a variante do gene RETN rs3745367 e a DHGNA comprovada em biópsia. Nossas descobertas não suportam um papel para este polimorfismo genético no risco DHGNA na população iraniana; no entanto, eles precisam ser mais investigados em outras populações.

Palavras-chave:
Gene; DHGNA; resistina; RETN; variante

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br