Acessibilidade / Reportar erro

Gênero, idade, achados endoscópicos, urease e Helicobacter pylori: ausência de correlação dentro de uma amostra de população com alta prevalência de câncer gástrico na Amazônia

RESUMO

CONTEXTO:

É amplamente assumido que gênero, idade, gastrite e Helicobacter pylori , todos têm algum grau de correlação e, portanto, podem sinergicamente levar ao desenvolvimento de câncer gástrico.

OBJETIVO:

Neste estudo transversal, esperamos observar a correlação acima mencionada na análise de prontuários de 67 pacientes de ambos os sexos (sexo feminino, n=44), média de idade ± desvio padrão: 41±12 anos, todos de Belém (capital do Estado do Pará, Amazônia Brasileira), uma cidade historicamente conhecida como sendo uma das que apresenta maior prevalência de câncer gástrico no país.

MÉTODOS:

Todos os pacientes foram submetidos à endoscopia digestiva alta para análise histopatológica da biópsia gástrica e teste rápido da urease. Todos os diagnósticos de gastrite foram registrados considerando sua topografia, categoria e grau de atividade inflamatória, sendo associada ou não associada à infecção por H. pylori .

RESULTADOS:

Os resultados mostram que não foram encontradas associações estatisticamente relevantes entre as prevalências das variáveis observadas.

CONCLUSÃO:

Os autores levantam a hipótese de que os fatores de risco associados ao câncer gástrico podem ser menos sinérgicos do que o esperado.

DESCRITORES:
Neoplasias gástricas; Endoscopia gastrointestinal; Caracteres sexuais; Fatores etários; Análise de variância; Urease; Helicobacter pylori

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br