Acessibilidade / Reportar erro

Eficácia da dilatação do balão endoscópico em pacientes pediátricos iranianos com estenose esofágica

RESUMO

CONTEXTO:

Estenose esofágica (EE) em crianças é um estreitamento intrínseco fixo do esôfago devido a inúmeras etiologias.

OBJETIVO:

Este estudo teve como objetivo determinar os impactos clínicos e nutricionais da dilatação do balão endoscópico (DBE) em crianças iranianas com restrição esofágica.

MÉTODOS:

Foram inscritos neste estudo retrospectivo, pacientes pediátricos (com idade <18 anos) submetidos a DBE para restrição esofágica de abril de 2015 a março de 2020 no Hospital Infantil de Abuzar (Ahvaz, Irã). Os parâmetros de desfecho foram a frequência de dilatações, o estado nutricional, complicações e taxas de sucesso clínico. A DBE foi usada em crianças com evidência radiológica de estenose esofágica. O estado nutricional foi avaliado pelo peso-por-idade (escore z). O sucesso clínico foi considerado como não necessidade de DBE por um período mínimo de um ano e/ou aumento de intervalo entre dilatações e frequência inferior a quatro vezes por ano.

RESULTADOS:

Foram incluídos 53 casos (média de idade, 4,72±3,38 anos). Eram 25 mulheres (47,2%) e 28 homens (52,8%). Durante o acompanhamento, foram realizadas 331 sessões de DBE, com média de 6,24 sessões por paciente. Houve um caso de perfuração e um caso de mediastinite, enquanto não houve outra complicação ou mortalidade. A taxa de sucesso clínico da terapia de DBE foi de 62,3% (33/53). A média (escore z) peso-para-idade dos pacientes antes e depois da dilatação endoscópica foi de 2,78 (2,41) e 1,18 (1,87), respectivamente. O teste t mostrou uma diferença significativa entre os pesos por idade (escore z) antes e depois da dilatação endoscópica. A maioria dos pacientes havia aumentado o peso por idade (escore z) após o tratamento com DBE.

CONCLUSÃO:

A DBE atingiu boa taxa de sucesso clínico e melhora nutricional em crianças com restrição esofágica.

Palavras-chave:
Dilatação endoscópica por balão; estenose esofágica; esôfago

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br