Acessibilidade / Reportar erro

Sangue oculto nas fezes: uma comparação entre os métodos químico e imunoquímico

RESUMO

CONTEXTO:

O sangramento colorretal é considerado um sinal de alarme e não deve ser ignorado. O resultado positivo de um teste de pesquisa de sangue oculto nas fezes (PSOF) requer investigação complementar com colonoscopia, exame invasivo e de alto custo. Justifica-se, portanto, a aplicação de um teste diagnóstico mais sensível e específico. No presente estudo, foram avaliados quatro diferentes testes de PSOF em 176 pacientes submetidos à colonoscopia e seus resultados foram comparados.

OBJETIVO:

Avaliar a sensibilidade, a especificidade e os valores de predição dos testes químico e imunoquímico de PSOF em pacientes submetidos à colonoscopia e avaliar o grau de concordância entre os testes de PSOF e a colonoscopia.

MÉTODOS:

Pacientes com indicação de realizar colonoscopia foram submetidos também à PSOF pelo método químico (o-toluidina) e pelo método imunoquímico, empregando três kits comerciais disponíveis no mercado. Fundamentado nos achados endoscópicos, a colonoscopia foi categorizada em positiva ou negativa, de acordo com a possível fonte de sangramento colorretal. O grau de concordância entre os testes de PSOF foi avaliado pelo índice kappa.

RESULTADOS:

Quarenta e quatro (25%) colonoscopias foram categorizadas como positivas quanto à fonte de sangramento colorretal. O teste da o-toluidina mostrou menor concordância que os testes imunoquímicos, os quais apresentaram moderada concordância com a colonoscopia. O teste da o-toluidina revelou menor sensibilidade, especificidade, valor preditivo positivo e valor preditivo negativo.

CONCLUSÃO:

Os testes imunoquímicos revelaram maior sensibilidade, especificidade e valores de predição na detecção de sangramento colorretal. Os testes imunoquímicos apresentaram melhores índices de concordância com a colonoscopia, quando comparados ao teste da o-toluidina.

DESCRITORES:
Sangue oculto; Toluidinas; Testes imunológicos; Colonoscopia; Sensibilidade e especificidade; Valor preditivo dos testes

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br