Acessibilidade / Reportar erro

Antígeno leucocitário humano HLADRB1 é determinante de susceptibilidade para a doença do refluxo

RESUMO

CONTEXTO

A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) caracteriza-se por diversos sintomas. Há evidências de um componente genético para a doença de refluxo suportado pela agregação familiar desta doença.

OBJETIVO

Investigar se certos genes de antígeno de leucócito humano HLA-DRB1 são associados à DRGE.

MÉTODOS

Pacientes e indivíduos controles foram recrutados prospectivamente do centro GIT no Al-Kindy Hospital (Bagdá-Iraque) entre de 2014 janeiro e julho de 2016. Sessenta pacientes muçulmanos árabes iraquianos com uma história de azia e dispepsia foram comparados com 100 indivíduos controles. Todos os pacientes do estudo e grupos de controle foram submetidos a exames de endoscopia gastrointestinal alta e seus soros foram analisados para anticorpos CagA imunoglobulina G (IgG) para H. pylori. Genotipagem HLA-DRB1 foram feitas para ambos os grupos.

RESULTADOS

Um total de 60 pacientes com gastrite erosiva; GERD (grau II e III) foram avaliados, em conjunto com 100 controles. Houve aumento significativo de infecção pelo H. pylori (P=0,0001) em pacientes com DRGE em relação ao grupo controle. O HLA-DRB1* 15:01 aumentou significativamente em pacientes com DRGE em comparação com o grupo controle e houve uma maior frequência de HLADRB1* 11:01 no grupo controle em comparação com o grupo de pacientes com DRGE.

CONCLUSÃO

Há uma associação entre HLA-DRB1* 15:01 em pacientes com DRGE positivos para a infecção por H. pylori.

Descritores:
Antígeno HLA-DR1; Refluxo gastroesofágico; Helicobacter pylori

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br