Acessibilidade / Reportar erro

Resultado da miotomia endoscópica peroral (POEM) em acalasia avançada em um seguimento mediano de 17 meses

RESUMO

Contexto:

Acalasia cárdia avançada representa o estágio final na história natural do megaesôfago. Está emergindo o papel da miotomia endoscópica peroral (POEM) neste subconjunto tecnicamente difícil.

Métodos:

Foi realizada uma revisão retrospectiva dos pacientes submetidos a POEM para tratamento do megaesôfago avançado. Avaliamos o sucesso técnico, o sucesso clínico e a taxa de eventos adversos. O escore de Eckardt, pré e pós POEM, a pressão integral de relaxamento de 4 seg (IRP-4), a pressão do esfíncter inferior do esôfago e a altura e largura da coluna de bário em 5 minutos, foram anotadas.

Resultados:

Dos 85 pacientes submetidos a POEM para acalasia cárdia, 10 pacientes apresentaram acalasia cárdia avançado com esôfago com aspecto sigmoide, dos quais dois eram muito avançados. O sucesso clínico e técnico foi de 100% com redução significativa do escore de Eckardt, do IRP-4, da pressão do esfíncter inferior do esôfago e da altura e largura da coluna bário em 5 minutos. Um paciente teve um pequeno evento adverso na forma de lesão mucosa que foi fechada com hemoclipes. Em um seguimento mediano de 17 meses não houve recorrência.

Conclusão:

Nosso estudo demonstra que a POEM é uma modalidade segura e eficaz de tratamento neste subconjunto tecnicamente difícil de megaesôfago com morfologia sigmoide.

Palavras-chave:
Acalasia cárdia; esôfago sigmoide; POEMA; eficácia

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br