Acessibilidade / Reportar erro

Análise do crescimento de recém-nascidos pré-termo com gastrosquise durante a Internação em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal

RESUMO

CONTEXTO:

Gastrosquise, principalmente o tipo complexo, prematuridade e baixo peso ao nascer estão associados a um pior desfecho clínico com maior mortalidade, maior incidência de sepse e infecção relacionada ao cateter, colestase, síndrome do intestino curto, maior número de dias para atingir dieta plena, maior tempo de nutrição parenteral e maior tempo de internação.

OBJETIVO:

Avaliar o crescimento de recém-nascidos pré-termo com gastrosquise durante sua internação na unidade de terapia intensiva neonatal.

MÉTODOS:

Estudo descritivo, baseado em uma coorte retrospectiva (janeiro de 2012 a dezembro de 2018), incluindo recém-nascidos pré-termo (idade gestacional inferior a 37 semanas) com gastrosquise simples e complexa, admitidos em uma unidade de terapia intensiva neonatal de nível terciário. Foram analisados: idade materna, paridade, tipo de parto, peso de nascimento, gênero, idade gestacional, adequação nutricional, tipo de gastrosquise, tempos de jejum, de nutrição parenteral, até atingir nutrição enteral plena e de internação, ganho de peso e desfecho. Os resultados estão expressos em porcentagem, médias e medianas.

RESULTADOS:

Foram admitidos 101 recém-nascidos com gastrosquise, dos quais 59,4% eram prematuros (80,7% prematuros tardios). Dos dados maternos, a idade média foi de 21,2 anos e 68,3% eram primigestas. Com relação ao parto: 80% foram cesarianas. Dos recém-nascidos: o peso médio de nascimento foi de 2137 g, 56,6% eram do sexo feminino, a idade gestacional média foi de 34,8 semanas, o ganho médio de peso de 20,8 g/dia durante a internação e 83,3% receberam alta hospitalar.

CONCLUSÃO:

A análise do crescimento por meio de ganho de peso (gramas/dia) durante a internação na unidade de terapia intensiva mostrou que mais de 90% da amostra apresentou ganho aceitável ou adequado de peso.

Palavras-chave:
Gastrosquise; recém-nascido prematuro; crescimento; recém-nascido

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br