Acessibilidade / Reportar erro

Novo índice biológico para o diagnóstico da fibrose hepática na Esquistossomose mansoni

RESUMO

CONTEXTO

A fibrose periportal é a maior consequência patológica da infecção pelo Schistosoma mansoni.

OBJETIVO

Avaliar a acurácia de marcadores séricos e construir um índice para avaliar a fibrose.

MÉTODOS

Pacientes (n=116) com esquistossomose foram avaliados pela ultrassonografia e dosados os níveis de aminotransferases, γ-glutamil transferase, fosfatase alcalina, ácido hialurônico, citocinas e plaquetas. Imagens de ultrasom foram utilizadas para avaliar a fibrose através de classificação de Niamey e identificados 19 pacientes sem fibrose periportal (padrão A e B), 48 com fibrose média a moderada (C e D) e 49 com fibrose avançada (E e F).

RESULTADOS

Através de análise multivariada, um modelo foi criado, que envolveu a fosfatase alcalina e plaquetas e conseguiu separar pacientes com diferentes padrões de fibrose periportal. Este índice mostrou um melhor desempenho em separar pacientes sem fibrose dos pacientes com fibrose avançada. O índice biológico mostrou uma área sob a curva ROC de 1,000. Usando valores infereiores e acima do ponto de corte, a presença ou ausência de fibrose avançada pode ser prevista em todos os pacientes.

CONCLUSÃO

O índice construído pode ser usado para separar os pacientes com diferentes padrões de fibrose periportal, especialmente para prever fibrose avançada em pacientes com esquistossomose.

Descritores:
Esquistossomose mansoni; Fibrose; Curva ROC

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br