Acessibilidade / Reportar erro

Resultados funcionais imediatos do biofeedback e seu impacto na qualidade de vida de pacientes com incontinência anal

Contexto

O biofeedback vem sendo utilizado com sucesso no tratamento da incontinência anal, atuando, sobretudo, na reeducação da musculatura esfincteriana. Existem, entretanto, poucos estudos que apresentam resultados objetivos, do ponto de vista funcional e relacionado à qualidade de vida, da aplicação do biofeedback em portadores de incontinência anal.

Objetivos

Avaliar os resultados imediatos do biofeedback no tratamento da incontinência anal e seu impacto na qualidade de vida dos pacientes por meio da utilização de questionários validados, correlacionan-do os resultados funcionais com aqueles relacionados aos parâmetros de qualidade de vida e com variáveis clínicas.

Métodos

Foram analisados e comparados os resultados do biofeedback em 52 pacientes com incontinência anal, antes do início das sessões e logo após o término das mesmas, por meio da aplicação de questionários validados de avaliação do grau de intensidade da incontinência fecal (FISI – Fecal Incontinence Severity Index) e de avaliação da qualidade de vida relacionada à incontinência fecal (FIQL – Faecal Incontinence Quality of Life Scale), assim como em relação às variáveis clínicas (idade, tempo de evolução dos sintomas, causa da, número de sessões de biofeedback e número e tipos de partos).

Resultados

A avaliação dos resultados da aplicação do FISI demonstrou aumento significativo do número de indivíduos que apresentavam baixos escores de gravidade de sintomas antes e após a realização do biofeedback (de 48,1% para 65,4%) com P = 0,004. Houve significativa melhora dos domínios do FIQL, comportamento (P = 0,008), depressão (P = 0,006) e constrangimento (P = 0,008) após a aplicação do biofeedback. Não se observou correlação entre a melhora dos parâmetros funcionais avaliados pelo FISI com a melhora da qualidade de vida. Foi observada correlação positiva entre a melhora dos domínios do FIQL. Não se observou correlação entre os resultados obtidos pela aplicação do FISI e do FIQL com as diversas variáveis clínicas avaliadas.

Conclusões

O biofeedback pode ser considerado como uma terapêutica eficaz no tratamento da incontinência anal, melhorando a sintomatologia e/ou a qualidade de vida da maioria dos pacientes, independente da apresentação clínica desse distúrbio funcional.

Biofeedback; Incontinência fecal; Qualidade de vida; Questionários


Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br