Acessibilidade / Reportar erro

Características clínicas e grau de retardo do esvaziamento gástrico em pacientes brasileiros com gastroparesia

Contexto

A gastroparesia é uma condição clínica definida por retarde anormal do esvaziamento gástrico, sem obstrução mecânica antro-piloro-duodenal, que vem sendo crescentemente estudada. No entanto, as relações entre etiologia, sintomas e grau de retarde do esvaziamento gástrico na gastroparesia são ainda pouco conhecidas.

Objetivos

Estudar as características demográficas, clínicas e etiológicas e o grau de retarde do esvaziamento gástrico em pacientes brasileiros com gastroparesia e comparar os casos idiopáticos com aqueles com doenças do sistema nervoso ou diabete melito, em que é alta a probabilidade de ocorrência de neuropatia autonômica.

Método

Estudo retrospectivo dos prontuários de 41 casos com sintomas sugestivos de gastroparesia admitidos entre 1998 e 2011, que tiveram comprovação de retarde anormal do esvaziamento gástrico em exame cintigráfico específico, que foi também revisto.

Resultados

Dentre os 41 casos, 31 (75,6%) eram mulheres; a mediana de idade foi de 41 anos e predominou quadro clínico de longa duração (mediana: 15 anos). Doze (29,26%) pacientes apresentavam índice de massa corporal inferior ao limite de 20 kg/m2. Os sintomas mais frequentes foram a dispepsia (53,6%), náuseas e vômitos (46,3%), perda de peso (41,4%) e dor abdominal (24,3%). Quanto à etiologia, 16 pacientes tinham afecções digestivas, incluindo a gastroparesia idiopática (n = 12), 12 eram de estados pós-operatórios, 11 tinham doenças do sistema nervoso, 5 tinham diabete melito e 3 eram de etiologias variadas. A maioria dos pacientes (65,8%) apresentou retarde do esvaziamento gástrico intenso ou muito intenso. Não houve qualquer associação entre etiologia da gastroparesia, sintomas apresentados e grau de retarde do esvaziamento gástrico. Nos casos com comprometimento neurológico comprovado ou presumido (diabéticos), os pacientes eram significativamente mais jovens (P = 0.001), com início mais recente dos sintomas (P = 0.03) e com tendência a retarde mais acentuado do esvaziamento gástrico (P = 0.06). Não houve diferença significativa entre este subgrupo e os casos de gastroparesia idiopática quanto a nenhuma das variáveis estudadas.

Conclusões

As características clínicas e demográficas dos casos de gastroparesia são variadas, mas há predomínio de mulheres com quadro clínico de longa duração. Os sintomas apresentados e o grau de retarde do esvaziamento gástrico não predizem a etiologia da gastroparesia. No entanto, retarde muito intenso do esvaziamento gástrico em pacientes mais jovens e com sintomas de início mais recente devem levantar a suspeita de prejuízo ao controle neural da motilidade gástrica. Pacientes com gastroparesia idiopática tem características clínicas e grau de retarde do esvaziamento gástrico semelhantes aos de casos com comprometimento neurológico comprovado ou presumido.

Gastroparesia; Sinais e sintomas digestórios; Neuropatias; Diabetes mellitus


Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br