Acessibilidade / Reportar erro

Associação entre a doença pancreática gordurosa não alcoólica e o índice triglicérides/glicose

RESUMO

Contexto:

A doença pancreática gordurosa não alcoólica (DPGNA) é um aumento de gordura pancreática, e tem uma importante associação com a resistência à insulina (RI) e com diabetes mellitus tipo 2. Pesquisas confirmaram que o índice triglicérides/glicemia (TyG) determina a RI tanto quanto a avaliação da clamp hiperinsulinêmico-euglicêmico como o teste do modelo de homeostasia da RI (HOMA-IR).

Objetivo:

Avaliar a associação entre o grau de DPGNA e o índice TyG.

Métodos:

Em 72 pacientes submetidos a ultrassonografia do abdome com diagnóstico de DPGNA, foram avaliados os níveis de insulina, glicose e triglicérides. Os índices HOMA-IR e TyG foram usados como referência para RI. Os graus de DGPNA e o índice TyG foram apresentados através da curva ROC com o objetivo de avaliar a associação entre diferentes graus de DPGNA, e a correlação do DGPNA com o HOMA-IR também foi avaliada.

Resultados:

Houve uma correlação estatisticamente significativa entre o grau de DPGNA e o índice TyG. A curva AUROC para o índice TyG para prever o grau do NADPD foi 0,855 (0,840-0,865). As probabilidades ajustadas de intensidade do grau de NAFPD foram mais fortemente associadas aos valores de TyG quando comparadas com o HOMA-IR.

Conclusão:

Neste estudo, o índice TyG correlacionou-se positivamente com o grau de DPGNA, tendo um desempenho melhor que o índice HOMA-IR.

Palavras-chave:
Índice triglicérides-glicose; resistência insulínica; esteatose pancreática

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br