Acessibilidade / Reportar erro

PET/CT com 18F-FDG como ferramenta de avaliação do desenvolvimento de carcinoma hepatocelular secundário a doença hepática gordurosa não alcoólica em modelo experimental

RESUMO

BACKGROUND:

O carcinoma hepatocelular (CHC) pode ser a última fase da doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA). Modelos experimentais são cruciais para elucidação da patogênese do CHC secundário a DHGNA. A tomografia por emissão de pósitrons/tomografia computadorizada (PET/TC) com 2-desoxi-2-(18F)fluoro-D-glicose (18F-FDG) desempenha um importante papel na avaliação do desenvolvimento e progressão do CHC.

OBJETIVO:

Padronizar a metodologia de imagem por PET/TC com 18F-FDG como uma ferramenta de avaliação do modelo experimental de CHC secundário a DHGNA.

MÉTODOS:

Dez ratos Sprague-Dawley machos foram alimentados com dieta hiperlipídica deficiente em colina associada a dietilnitrosamina (DEN) na água de beber por 16 semanas e depois receberam 1 mL de solução salina (0,9%) por gavagem diariamente por três semanas. Nas 16ª e 19ª semanas, foi realizada a ultrassonografia abdominal. As imagens do PET/TC com 18F-FDG foram obtidas antes do início do experimento (semana 0) e no final (semana 19). Análises histológica e imunohistoquímica também foram realizadas.

RESULTADOS:

Os resultados da ultrassonografia demonstraram um grupo homogêneo na 16ª semana com uma média de 4,6±2,74 nódulos por animal. Na 19ª semana, os achados do PET/CT demonstraram uma média de 8,5±3,7 nódulos por animal. Os valores médios de SUVmed e SUVmáx foram 2,186±0,1698 e 3,8±1,74, respectivamente. A média do número de nódulos na análise histológica foi de 5,5±1,5. De todos os nódulos, 4,6% foram classificados como bem diferenciados e 81,8% foram classificados como CHC pouco diferenciado.

CONCLUSÃO:

O PET/TC com 18F-FDG foi capaz de avaliar o desenvolvimento do CHC secundário a DHGNA de forma não invasiva. A partir da padronização do PET/CT neste modelo, faz-se possível a utilização desta ferramenta em futuros estudos para monitorar, in vivo e de forma não invasiva, a progressão do CHC.

DESCRITORES:
Carcinoma hepatocelular; Hepatopatia gordurosa não alcoólica; Tomografia computadorizada com tomografia por emissão de pósitrons; Fluordesoxiglucose F18; Modelos animais

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br