Acessibilidade / Reportar erro

Controle da hipertensão arterial após bypass gástrico em Y-de-Roux em obesos diabéticos

Contexto

A hipertensão arterial é uma patologia frequente na prática clínica e sua associação ao diabetes mellitus tipo 2 é amplamente conhecida. A baixa adesão ao tratamento clínico comumente leva a resultados precários. A cirurgia bariátrica é capaz de promover precocemente índices elevados de resolução de ambas as morbidades.

Objetivo

Descrever a evolução da hipertensão arterial após o bypass gástrico em Y-de-Roux em indivíduos diabéticos.

Métodos

Estudo descritivo observacional de coorte histórica envolvendo 90 indivíduos com hipertensão e diabetes que foram submetidos ao bypass gástrico em Y-de-Roux, avaliados antes e após o procedimento.

Resultados

Foi observado índice de resolução da hi­pertensão de 85.6% associado a grande redução na utilização de anti-hipertensivos. O tempo médio de resolução foi de 3.2 meses. A resolução esteve associada ao modelo de avaliação homeostática (HOMA) – resistência insulínica, insulina basal pré-operatória, uso de anti-hipertensivos, tempo de hipertensão, índice de massa corpórea e percentual de perda do excesso de peso. A resolução da hipertensão não foi associada estatisticamente à remissão do diabetes na amostra estudada.

Conclusão

O bypass gástrico em Y-de-Roux foi uma opção terapêutica segura e eficiente para levar à resolução da hipertensão em pacientes diabéticos.

Hipertensão; Diabetes Mellitus; Anastomose em Y-de-Roux; Derivação Gástrica; Cirurgia Bariátrica; Obesidade


Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br