Acessibilidade / Reportar erro

EARLY COMPLICATIONS IN BARIATRIC SURGERY:

Contexto

A cirurgia bariátrica tem mostrado ser o método mais eficaz de tratamento da obesidade grave. No entanto, sua aceitação como terapia padrão-ouro ainda é questionada. As complicações cirúrgicas observadas no início do período pós-operatório de cirurgias para o tratamento da obesidade grave são semelhantes aos associados a outras cirurgias de grande porte do trato gastrointestinal. Não obstante, dada a ocorrência mais frequente de comorbidades associadas à obesidade mórbida, esses pacientes necessitam de atenção especial no pós-operatório. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado dessas complicações estão diretamente associadas a maior probabilidade de controle clínico.

Método

Os prontuários de 538 pacientes obesos mórbidos submetidos a tratamento cirúrgico (bypass gástrico em Y-de-Roux) foram revisados. Noventa e três (17,2%) pacientes eram do sexo masculino e 445 (82,8%) eram do sexo feminino. As idades dos pacientes variaram de 18 a 70 anos (média = 46) e seus índices de massa corporal variaram entre 34,6-77 kg/m2.

Resultados

As complicações imediatas ocorreram em 9,6% e foram distribuídos da seguinte forma: 2,6% apresentaram sangramento, obstrução intestinal ocorreu em 1.1%, infecções peritoniais ocorreram em 3,2% e 2,2% desenvolveram infecções da parede abdominal requerendo hospitalização. Três (0,5%) pacientes tiveram tromboembolismo pulmonar.

Conclusão

A padronização de cirurgia para o tratamento da obesidade mórbida tem contribuído significativamente para os baixos índices de complicações e mortalidade. A incidência de complicações precoces foi baixa. O diagnóstico destas complicações foi essencialmente clínico, com base na presença de sinais e sintomas. O valor dos sinais clínicos e tratamento precoce, especialmente em casos de sepse, foram essenciais para o resultado cirúrgico favorável. A mortalidade foi principalmente relacionada com tromboembolismo e idade avançada, acima de 65 anos.

Cirurgia bariátrica; efeitos adversos; Obesidade mórbida; mortalidade


Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br