Acessibilidade / Reportar erro

Caracterização dos fenótipos de mucina podem prever a recorrência do câncer gástrico precoce após a mucosectomia endoscópica

RESUMO

CONTEXTO:

A ressecção endoscópica da mucosa é tratamento aceito para o tratamento do câncer gástrico precoce em casos selecionados. Os critérios histopatológicos favoráveis à ressecção endoscópica curativa são adenocarcinomas intramucosos, bem diferenciados, com margens lateral e profunda livres, ausência de ulceração ou de embolização angiolinfática. Taxas de recorrência local próximas a 5% têm sido descritas mesmo quando se cumprem tais critérios. Por outro lado, a expressão antigênica por células tumorais tem sido relacionada com o comportamento biológico de diversos tumores.

OBJETIVO:

Avaliar se a imunoexpressão de mucinas, p53 e Ki-67 podem predizer a recorrência tumoral após mucosectomia endoscópica no câncer gástrico precoce, mesmo se critérios de cura histopatológicos forem atingidos.

MÉTODOS:

Vinte e dois pacientes com critérios de cura para ressecção endoscópica e sumetidos a mucosectomia foram selecionados. A recorrência local ocorreu em 5/22 (22,7%). O estudo imunohistoquímico foi realizado em 18 (81,8%) espécimens. Os pacientes foram divididos em grupos com e sem recorrência local. Foram comparados quanto a dados demográficos, endoscópicos, histológicos e fatores imunohistoquímicos para MUC2, MUC5A, CD10, p53, e Ki-67.

RESULTADOS:

A imunoexpressão de mucinas permitiu a reclassificação dos adenocarcinomas gástricos em intestinal (10), gástrico (2), e de fenótipo misto (4) e nulo (2). Os fenótipos mistos (positivos tanto para MUC2 quanto para MUC5A) foram encontrados em 80% dos casos no grupo de recorrência local, enquanto tipos intestinais (MUC2 positivo e MUC5A negativo) foram identificados em 76,9% dos casos sem recorrência (P=0,004). Os outros fatores observados não se relacionaram com a recorrência tumoral.

CONCLUSÃO:

O fenótipo misto do câncer gástrico precoce está associado a maior probabilidade de recorrência local após a mucosectomia.

DESCRITORES:
Neoplasias gástricas; Ressecção endoscópica de mucosa; Mucinas gástricas

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br