Acessibilidade / Reportar erro

Pancreatectomia laparoscópica. Da enucleação à duodenopancreatectomia. 11 anos de experiência

Contexto

Nossa experiência com ressecção pancreática laparoscópica começou em 2001. No início, a laparoscopia esteve reservada para casos selecionados. Com o aumento da experiência, procedimentos mais complexos, como pancreatectomia central e pancreato duodenectomia, foram realizadas por laparoscopia.

Objetivos

O objetivo deste trabalho foi rever a experiência de 11 anos com ressecção pancreática laparoscópica.

Métodos

Foram analisados todos os pacientes submetidos à ressecção pancreática laparoscópica entre 2001 e 2012 e incluídos dados pré-operatórios como idade, sexo e indicação cirúrgica, bem como variáveis intra-operatórias como o tempo operatório, o sangramento e transfusão. O diagnóstico final, o tamanho e a margem foram determinados a partir dos laudos anatomopatológicos.

Resultados

Desde 2001, 96 pacientes foram submetidos à pancreatectomia laparoscópica. A média de idade foi de 55 anos. Foram 60 homens e 36 mulheres. Oitenta e oito (91,6%) operações foram realizadas por laparoscopia e quatro (4,2%) necessitaram de auxílio da mão e uma robótica. Três pacientes foram convertidos. Quatro necessitaram de transfusão de sangue. O tempo operatório variou de acordo com tipo de operação. A mortalidade foi nula, mas a morbidade foi alta, principalmente devido à fístulas pancreáticas (28,1%). Sessenta e um pacientes foram submetidos à pancreatectomia distal, 18 à enucleação do pâncreas, 7 à duodenopancreatectomia com preservação de piloro, 5 à ressecção do processo uncinado, 3 centrais e duas pancreatectomias totais.

Conclusão

Ressecção laparoscópica do pâncreas é uma realidade. Técnicas que preservam o parênquima, como enucleação, ressecção do processo uncinado e pancreatectomia central, devem ser usadas para evitar insuficiência exócrina e/ou endócrina. Duodenopancreatectomia laparoscópica é operação segura, mas deve ser realizada em centros especializados e por cirurgiões laparoscópicos adequadamente treinados.

Pancreatectomia; Pancreaticoduodenectomia; Laparoscopia


Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br