Acessibilidade / Reportar erro

Efeito da ingestão de um queijo acrescido de microrganismos probióticos (bifidobacterium lactis bi-07) na melhora de sintomas de constipação

Contexto

A constipação intestinal é um sintoma bastante comum na população em geral. Uma das formas de tratamento não farmacológico da constipação é através da adição de probióticos aos alimentos.

Objetivos

O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito do consumo de um queijo minas frescal, acrescido de Bifidobacterium lactis Bi-07 sobre os sintomas de mulheres constipadas.

Métodos

Trata-se de um ensaio clínico randomizado e controlado, desenvolvido nas Unidades Básicas de Saúde da cidade de Guaporé- RS/Brasil, durante o período de janeiro a maio de 2012, envolvendo 30 mulheres constipadas, randomizadas em dois grupos que receberam, por 30 dias, 30 g de queijo minas frescal acrescido de Bifidobacterium lactis Bi-07 (n = 15) ou queijo minas frescal, sem adição de probióticos (n = 15). Foram avaliados os sintomas de constipação de acordo com o Consenso de ROMA III antes e após a intervenção nutricional, além de características clínicas e antropométricas dos indivíduos.

Resultados

As mulheres tinham idade média de 37,5±14,4 anos no grupo intervenção e 40,8±12,8 anos no grupo controle. Após 30 dias, observou-se que a ingestão do queijo minas frescal acrescido de Bifidobacterium lactis Bi-07 promoveu efeitos benéficos nos sintomas de força ou esforço ao evacuar.

Conclusão

Este estudo sugere que a ingestão de 30 g de queijo minas frescal acrescido de Bifidobacterium lactis Bi-07 melhora os sintomas de constipação.

Constipação intestinal; Probióticos; Bifidobacterium ; Queijo


Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br