Acessibilidade / Reportar erro

Comparação entre os achados endoscópicos e o diagnóstico histológico de gastrite antral. Arq Gastroenterol

RESUMO

CONTEXTO:

Gastrite é uma afecção muito comum, de larga distribuição mundial, representando uma das entidades patológicas mais prevalentes em Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva.

OBJETIVO:

Este estudo tem por objetivo analisar a correlação entre os achados endoscópicos e o diagnóstico histológico de gastrite antral.

MÉTODOS:

Nesse estudo, foram analisados 92 laudos de endoscopia digestiva alta, realizados entre novembro de 2014 e janeiro de 2015, que continham biópsia de mucosa gástrica antral, comparando-se os achados endoscópicos e histológicos, que foram classificados segundo o Sistema Sidney. Os 92 exames analisados englobaram 35 homens e 57 mulheres, com idade variando entre 15 e 84 anos. A indicação mais frequente foi epigastralgia.

RESULTADOS:

Dentre os 92 exames analisados, o diagnóstico histológico de gastrite antral apareceu em 75 exames, sendo que 59 laudos endoscópicos continham o diagnóstico de gastrite antral e 33 laudos endoscópicos foram normais. O coeficiente kappa foi 0,212 com P<0,05, mostrando que não há concordância significativa entre os achados endoscópicos e o diagnóstico histológico de gastrite antral.

CONCLUSÃO:

Concluímos que a histologia representa o método padrão-ouro para o diagnóstico de gastrite antral, e que na prática clínica diária, biópsias devem ser sempre realizadas, independente dos achados endoscópicos.

DESCRITORES:
Gastrite, diagnóstico; Endoscopia; Mucosa gástrica; Biópsia

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br